YouTube Shorts: Quando e Como Usar no Seu Canal do YouTube

O YouTube liberou o Shorts nos Estados Unidos e muito tem se falado sobre se você deve ou não usar no seu canal, é só pra canal pequeno? só pra canal grande? afinal, o YouTube Shorts vai ajudar ou atrapalhar seu canal? É sobre isso que vou te ajudar hoje. E no final vou te falar como estou fazendo meus testes aqui na Rush.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Pra quem não conhece o Shorts, é um novo formato de conteúdo que o YouTube está trazendo para a plataforma, o Shorts são vídeos verticais (compridinho assim) e tem uma duração de 15 a 60 seg. É bem diferente do habitual do YouTube.

Porque o YouTube está apostando nessa ideia?

Com essa febre que virou o tiktok, 2 plataformas começaram a sentir mudanças, uma foi o Instagram e a outra foi o YouTube.
 
Porque no caso o TikTok trazia uma nova experiência de conteúdo, diferente do que as duas plataformas tinham. Por isso tanto o YouTube quanto o Instagram acionaram seus desenvolvedores para entregar algo com uma experiência parecida, visando essa fatia de público que estava saindo das duas redes.
 
O Instagram criou o Reels, e o YouTube o Shorts!
 
Mesmo ainda em Beta, já dá pra postar Shorts no seu canal.
 
Ele tem 2 requisitos:
  • O vídeo deve ser na vertical (a altura do vídeo deve ser maior que a largura)
  • O vídeo deve ter no máximo 60 segundos, faz com 59 segundos pra garantir
  • Opcional: Escrever #shorts no título ou na descrição, o YouTube já identifica com os dois requisitos anteriores
Aí você faz o upload no seu canal e pronto, não é complicado não. Mas Dereck, eu começar a fazer esse tipo de conteúdo, vai atrapalhar meu canal?
proporcao dimensao youtube shorts
Proporção YouTube Shorts

O YouTube Shorts ajuda ou atrapalha seu canal?

Vamos lá, você entendeu que o YouTube criou o Shorts por causa de uma audiência. Um público que gosta de consumir vídeos curtos mas estavam saindo da plataforma.
 
Ou seja você precisa entender que o público que gosta desse tipo de conteúdo é diferenciado. Primeiro que eles usam primordialmente o smartphone, a experiência aí já é diferente, segundo que o ponto de atenção deles é outro, é uma pegada mais casual e bem mais curta.
 
Então ao meu ver não adianta muito você pegar seu vídeo que estava no padrão normal do YouTube, cortar as laterais e tentar atrair essa galera. Pode dar certo? Claro que pode, teste nunca é demais. Mas digo isso porque conhecendo as outras duas plataformas, eu não vejo esse formato convencional se encaixando.
 
O conteúdo é o mesmo, a forma de passar que não é. Então precisamos nos adaptar se vamos usar os Shorts no canal. Vou falar mais disso no final, quando eu for falar dos meus testes.
 
Mas agora vamos lá, do meu ponto de vista:

Shorts não vai atrapalhar seu canal

Vou defender alguns pontos que ouvi:
 

Sobre Retenção e Tempo de visualização média

Já vi pessoas preocupadas que o tempo de visualização média do canal vai cair muito, isso é verdade, mas a gente precisa lembrar que o YouTube avalia o desempenho de um vídeo individualmente, não é o tempo de visualização média do seu canal que vai te fazer ser recomendado, não é seu canal que é recomendado, são seus vídeos. Se o seu vídeo tem um tempo e exibição bom, ele será recomendado.
 
E outra, o Shorts tem no máximo 60seg, é óbvio que vai cair as métricas a nível de canal, da mesma forma que se você fizer somente lives, que o limite é máximo 12h de duração, a tendência é esse tempo aumentar, mas você acha que uma empresa como o Google não levaria isso em consideração? Eu acho que está levando.
 
Não faz muito sentido pra mim o YouTube “penalizar” um canal por estar usando um estilo de vídeo que eles mesmos estão trazendo para a plataforma. Já pensou se fosse com as lives, um canal que só fazia lives de 2h começar a fazer vídeos de 10min. Pra mim não faz sentido o algoritmo atrapalhar por isso.
 
Também não vejo no futuro separarem o shorts do YouTube, já tentaram algo semelhante com o público gamer, lembra do YouTube Gaming? e depois voltaram atrás.
 
Então se seu medo era sobre o tempo de visualização média, eu acredito que você pode perder o medo. Sobre as métricas, quem sabe o YouTube não coloca linhas com cores diferentes, uma com tempo médio de vídeos normais e outro para shorts, ou outro para lives talvez.
 

Sobre tipos de conteúdo para shorts

O YouTube é na minha opinião o melhor lugar para aprender coisas, mas isso não a torna uma plataforma só para isso. Quais são os maiores canais do YouTube hoje? Temos de tudo, música, entretenimento, games.
 
Alias, no YouTube sempre existiu criadores que faziam vídeos curtos, mas que plataforma meio que não deu suporte nenhum, exemplo, canais de animação curtinhas, nossa, eu acho que agora vai dar super certo pra eles. Tiradas rápidas, só tentar adaptar o espaço do vídeo e vai.
 
Então você não deve decidir se você vai ou não usar o shorts por causa do seu nicho, qualquer nicho tem potencial pro shorts
 
Ao meu ver, se você vai usar ou não varia mais de Público Alvo + Seu Perfil Como Criador de Conteúdo do que o Tipo de Conteúdo em si.
Então, se você acha que faz parte da sua personalidade criar esse novo formato de vídeo e a sua audiência está dentro dessa galera, acho que pode dar muito certo.
 
Exemplo: Dois canais de finanças, os dois falam de investimentos de renda fixa, só que um tem público mais adulto e mais sério, o outro um público mais jovem e despojado. Nessa situação, o criador que fala pros jovens pode se sair bem melhor no shorts.
 
Ninguém precisa usar obrigatoriamente o shorts, um canal oficial do YouTube já comentou que existem canais que não irão usar e outros canais irão focar somente nos shorts. Então se você e seu público se encaixam nesse formato, eu acho que vale no mínimo alguns testes.
 
Então tecnicamente, o shorts não deve te atrapalhar, afinal, é o próprio YouTube que está investindo nisso, mas existem algumas estratégias que você pode estar colocando em prática que podem sim destruir o seu canal.

Cuidados com o Shorts

Seu conteúdo

Estou eu batendo na tecla de novo!
 
Se você for usar o shorts, que seja no seu nicho de canal. Eu vi alguns canais tentando surfar nessa onda, usando vídeos de TikTok de terceiros, ou seja, pega um vídeo de outra pessoa, posta no canal e está ganhando inscritos. Cuidado com isso!
 
Você pode perder seu canal e mesmo se não perder, se um dia você postar algo autoral, que você mesmo fez, quem vai assistir aos seus vídeos?
 
Mesmo aviso com os famosos desafios(os challenges), se for um desafio muito fora do seu tema, cuidado para não atrair pessoas muito aleatórias e que não irão te acompanhar depois.
 

Sua audiência

É muito fácil você fazer uma pessoa que assiste a 20min de vídeo, ver 60 seg.
 
Mas o contrário não é, então tenha cuidado com isso. Não vá abandonar os vídeos do seu canal e fazer somente shorts por causa do hype do momento. Porque quando você tentar fazer o movimento de volta, você pode ter uma desagradável surpresa, você vai perceber que parte da sua audiência já foi e agora sua maioria gosta somente de vídeos curtos.
 
Nessa situação, você fez uma mudança drástica, e não percebeu que estava tanto muitos inscritos quanto ganhando novos, mudando significativamente sua audiência.

Meu teste de shorts

Pra quem ainda não percebeu eu estou fazendo sim shorts. Primeiramente como teste e pegando alguns feedbacks.
 
Porque eu estou fazendo? Bom, já é da minha personalidade ter um lado mais cômico, quem troca ideia comigo pelos comentários aqui no canal já deve ter percebido. Então eu vi uma oportunidade de trazer algumas situações engraçadas que estão dentro do nosso cotidiano como criador de conteúdo. Os meus shorts estão servindo mais como uma conexão e identificação com você que faz parte da minha audiência.
 
Já postei dois em uma mesma pegada mais cômica e tem mais dois testes em um outro estilo, que vou usar nas próximas semanas, depois disso vou abrir enquete na comunidade, então fica de olho.
 
Mas perceba que eu estou no mesmo assunto do canal, pode acontecer de um deles viralizar?
 
Acho difícil porque é um nicho mais específico, só pra criadores de conteúdo no YouTube, mas pode acontecer, de qualquer forma é algo divertido de fazer, eu me divirto criando isso, e ao mesmo tempo te dá dicas de uma forma diferente.
 
Mas como assim Dereck, não vai viralizar? Me prometeram muitas visualizações
 
É, então, não é porque seu vídeo está na estante de shorts que seu shorts vai bombar, depende de muitas coisas. Aceitação do público que assiste pela estante e etc. Sim o YouTube não distribui sem filtro nenhum. Claro que não. Se o desempenho está bom, ele potencializa, se não foi tão bom ele reduz, mas se um dia isso acontecer aqui, com certeza vou fazer uma análise disso e trazer os resultados.

Espero que eu tenha te ajudado a entender mais sobre o YouTube Shorts. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *