Quando seus vídeos começam a ser sugeridos no YouTube?

A forma mais poderosa de se crescer um canal é quando o YouTube começa a sugerir seus vídeos. Mas a dúvida de muita gente é? Quando meus vídeos irão começar a ser sugeridos? O que eu preciso fazer? É isso que vou te falar hoje e no final te mostrar no meu YouTube Analytics como foram essas sugestões.

No post passado (Como Divulgar Canal do YouTube), quando eu falei de divulgação de vídeos, eu comentei que um canal novo é como se fosse aquela caixa de mudança sem rótulo, ninguém sabe do que se trata.
 
Essa analogia é meio que verdadeira sim. Quando você começa um canal no YouTube, o algoritmo ainda não aprendeu sobre o que seu canal fala e pra quem ele deve te sugerir.
 
E acredite, as sugestões do YouTube são poderosas, eu arrisco até a te falar que canais de sucesso sempre tem os vídeos sugeridos como uma das primeiras fontes de tráfego, eu não posso te falar ao certo isso, mas pelo menos lá no EconoMirna é assim, da uma olhada.
 
Nos últimos 365 dias, 28,7% das visualizações vieram da pesquisa, ou seja, os assuntos tem demanda de busca e a pessoa que fez o upload e SEO do vídeo mandou bem demais. COF COF. A segunda fonte de tráfego foi quem? Vídeos sugeridos com 21,2%. Ou seja, o YouTube entende qual o público alvo da Mirna, e sugere o conteúdo dela para esses usuários, fazendo assim que mais gente conheça o trabalho dela.
 
Aí, você, dono de um canal recém criado, dá uma olhada nos seus número e os vídeos sugeridos aparecem lá no final da lista. E quando você olha alí na pirâmide do lado mostra a mensagem: Para ter mais chances de ter seu conteúdo sugerido pelo YouTube, basta aumentar a taxa de cliques e o tempo de exibição do seu vídeo. Isso é verdade, mas não diz aí que o YouTube não vai recomendar aquilo que ele ainda não conhece, ou ainda não validou. Ele vai fazer alguns testes. Já te explico isso.
 
Pra quem não está familiarizado com o termo, o Algoritmo do YouTube utiliza Inteligência Artificial para fazer sugestões de vídeos, e nós sabemos que uma IA não nasce sabendo de tudo, ela vai aprendendo a medida que ela for coletando dados com tudo que você dá de informação, desde o dia que você criou seu canal, para aí sim ela ter ideia de quem é seu público alvo.

Mais tempo de canal = mais aprendizado?

Não! Se não seria muito fácil, você pegava aquele canal antigo, começava a postar e Boom! Chuva de visualizações. E não é assim que acontece.

Determinado número de inscritos?

Olha, aí pode ser que talvez, porque vai que você crie um único vídeo, ele viraliza e você de cara já ganha muitos inscritos, pode ser que o algoritmo já entenda seu público por essa pequena parcela que chegou a se inscrever.
Também não é o número de inscritos que determina se seu vídeo será sugerido, porque aqui na Rush no momento deste vídeo eu ainda não bati 1000 inscritos (que é um marco pra todo canal recém criado) e já tive algumas sugestões boas.
 
Mas Dereck, então como faz?

Poste vídeos

Pra ganhar seu rótulo e deixar de ser uma caixinha misteriosa no jardim, você precisa postar vídeos. A medida que você for postando vídeos, o algoritmo vai identificando quem você impacta e começa a fazer testes de sugestões de vídeos do seu canal.
 
Eu já já vou te mostrar que no começo ele vai sugerir muito pouco seus vídeos e desses poucos as sugestões vão ser em vídeos bem aleatórios. Mas com o passar dos vídeos postados, o algoritmo começa a entender seu canal e começa a colocar seus vídeos com um rótulo certo. Vou abrir agora o Analytics aqui da Rush e vamos ver o primeiro mês de vídeos sugeridos do canal.
 
Favor assistir ao vídeo no tempo 4:04
 
Você achou que seu canal estava com algum problema né?
 
Calma, só falta vídeos para o YouTube aprender sobre você, continue que já já ele começa a te recomenda. Então olha que interessante, desde o primeiro vídeo, ele fazia testes, mas foi a partir do vigésimo vídeo que parece que o algoritmo aumentou mais as sugestões e além disso começou a colocar meus vídeos em canais com o mesmo tema, ou seja, ele está aprendendo corretamente quem é meu público alvo.
 
Dereck, mas meu canal já tem muitos vídeos, e continua baixo as sugestões. Você pode ter alguns problemas aí. Dá uma conferida em alguns:
  • Dos vídeos do seu canal, você preencheu todos eles corretamente com título, descrição, tags e etc?
  • Como está seu CTR? Lembra da pirâmide? O CTR dos seus vídeos podem ser o problema.
  • Seus vídeos são sobre o que? Imagina que para o meu canal que fala só de um tema, ele demorou pra aprender, pensa no aprendizado pra um canal genérico, que fala de tudo.

Enfim, espero ter ajudado você a descobrir quando o YouTube Começa a Sugerir seus Vídeos, e se quiser saber de mais dicas para crescer seu canal, entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *