Temas para canal no YouTube: Como escolher o seu!

Como escolher temas para canal no YouTube?

Um erro muito comum entre YouTubers iniciantes ou qualquer outro criador de conteúdo é achar que se for abordado vários temas trará mais visibilidade para o canal, mas na verdade isso pode ter um efeito contrário.

Hoje as pessoas buscam especialistas. Querem uma opinião de quem realmente entende. O próprio Google a fim de incluir sugestões mais especializadas, teve uma atualização no seu algoritmo principal (Hummingbird Update).

Como eu já havia falado anteriormente no texto Como começar um canal no YouTube do zero: 5 dicas! O tema, nicho ou área do seu canal deve ser a primeira coisa a ser definida, antes mesmo de se criar o canal. Então no texto de hoje, se você seguir o passo a passo, irão aparecer várias ideias para canal no YouTube que você pode criar. E o melhor, que estejam ligados a você.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

O 1º passo para escolher o tema do seu canal: Ikigai

Primeiramente, irei explicar brevemente o Ikigai.

Ikigai um modelo japonês para encontrar sua razão de ser, ele se encaixa muito bem no modelo de escolha de uma profissão e também perfeitamente na escolha de um tema para canal no YouTube.

Acompanhe a imagem abaixo:

ikigai conceito japones uma razao para ser

Não sei no que você trabalha hoje, mas você consegue posicionar sua profissão ou seu canal (caso você já tenha) em alguma dessas áreas? Um canal de Sucesso no YouTube junta todas elas!

Ama fazer:

No início seu canal não terá visibilidade, como manter a consistência sem ter um retorno? Os primeiros meses de canal são os mais difíceis. Você produz, investe tempo nele e quase não vê resultados. Mas se você é apaixonado por aquele assunto, você terá mais forças para continuar e persistir.

Você executa bem:

Você é realmente bom no que faz? Você busca conhecimento? Se interessa sobre o assunto? Estuda bastante para se tornar um especialista na área? Tem cada vez mais fome de conhecimento quando falam do assunto?

O mundo precisa:

O que você irá agregar para sua audiência? Quais os ensinamentos? No que sua mensagem mudará a vida delas?

Ganhar dinheiro:

Além dos três pontos acima, sua área pode te dar retorno financeiro? Alguém pagaria para ter sua opinião sobre o assunto?

Achei vários temas, qual escolho?

Conseguiu pensar nos temas que se enquadram no modelo Ikigai? Teve mais de algum tema?

Em seguida vamos descobrir qual o tema você tem mais facilidade de criar conteúdo, visto que, seu canal deve durar um bom tempo.

Para cada um dos temas, comece a escrever os possíveis vídeos. Pense sobre o que você vai levar para sua audiência caso você tivesse um canal nessa área.

Em seguida veja quais temas você conseguiu completar com mais ideias para canal no YouTube. Dessa forma você irá descobrir qual das áreas você tem mais facilidade.

Lembre-se que no YouTube ter consistência é um dos fatores importantes de canais de sucesso, então escolha um tema que durará bastante tempo.

Validação dos temas para canal no YouTube

O processo de validação é mais simples do que a gente pensa. Quantos canais existem sobre o seu tema?

Tais canais possuem muitos seguidores?

Os vídeos que esses canais produzem tem muitas ou poucas visualizações?

Para checar essas informações, aconselho a extensão para YouTube TubeBuddy. A versão gratuita tem liberada a pesquisa de palavra chave e ajuda muito.

Com o TubeBuddy você consegue comparar o volume de buscas daquele tema e a concorrência também.

E se o canais nessa área não tem muitos inscritos ou baixas visualizações?

Nesse caso pode ser que ele não seja de um tema muito buscado ou uma área que não dê tanta audiência assim, mas não desanime, se você gosta do tema, outras pessoas também devem gostar.

tubebuddy keyword explorer tubebuddy culinaria barata youtube
TubeBuddy: Ferramenta para YouTubers

E quando espectadores encontram um programa focado nos interesses deles, que muitas vezes são deixados de lado pelos grandes veículos (tvs), eles tendem a virar verdadeiros fãs, engajam mais, assistem mais, e irão se identificar cada vez mais com seu canal.

E se tiverem vários canais gigantes e com muitas visualizações?

Por um lado você vai perceber que seu tema é bastante buscado, o público dele é enorme, mas também a concorrência deve ser maior.

Ou seja, as duas situações tem seus prós e contras. Mas tem espaço para todos.

Como diferenciar seu canal dos outros

Depois do tema principal escolhido, muitos ficam com medo por parecerem cópias dos que já estão produzindo.

Mas te darei duas ideias aqui. 

Você pode se diferenciar dos outros criadores com:

1 - Subnichos

Digamos que você definiu que seu tema preferido é Exercícios aeróbicos.

Mas esse é um tema muito amplo, você pode ter uma infinidade de ideias para esse mesmo tema. Então vamos nos aprofundar nele, por exemplo:

Exercícios aeróbicos > Exercícios aeróbicos para mulheres

Pronto! Já definimos um subnicho, agora você não fala para todos os interessados em exercícios aeróbicos, agora você fala especificamente para mulheres que procuram esse tipo de exercícios.

Eu ainda estou achando um pouco amplo. Vamos mais um nível de profundidade então:

Exercícios aeróbicos > Exercícios aeróbicos para mulheres > Exercícios aeróbicos para mulheres hipertensas

Perceba que agora você vai dialogar com um grupo bem mais específico. Vai poder se dedicar mais às suas pesquisas e aplicar somente para seu público alvo.

Você tendo exclusividade com um subnicho, sua autoridade dentro dele tende a crescer bem mais rápido em comparação com um nicho/tema muito amplo.

Já pensou em quantas empresas trabalham somente com seu subnicho? Você poderá oferecer serviços, parcerias, etc. Algo que talvez um criador com nicho mais amplo não tenha autoridade na área que você se tornou especialista.

Muito cuidado com subnichos, você tem que ficar atento para não “subnichar” demais ou menos. Eu acredito que na maioria dos temas, três níveis de profundidade deve ser o suficiente, mas avalie.

Dica: Sabe o ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde. O mesmo acontece com temas, você sempre vai ter a sensação de que outras áreas estão melhores que a sua. Mas mantenha-se firme, evite ficar mudando. Avalie bastante se você vai mudar sua área de especialidade ou incluir uma nova.

2 - Você é um diferencial

A segunda forma de criar um canal único, é sendo você mesmo. Não crie personagens com o intuito de fazer sucesso com sua audiência.

Afinal, existe espaço para todos na internet, e com certeza, alguém irá se identificar com seu assunto e com seu modo de transmitir ele.

Você não precisa se esconder atrás de um personagem. Seja autêntico e verdadeiro.

Como foi na Rush?

Para quem não sabe eu trabalho para um canal grande no YouTube, com mais de 1 milhão de seguidores, o EconoMirna.

Toda semana tinha gravação e eu precisava me deslocar de Uber.

E algumas vezes o assunto de Qual sua profissão? vinha a tona e eu tinha que explicar que eu trabalhava para um canal no YouTube.

Diversas vezes fui bombardeado de perguntas: “Como faz para ter sucesso?”, “Dá pra viver só de produzir vídeo?”, “Mas tem algum segredo?”

Alguns já tinham canais, um de gameplay, outro de atualidades e tiraram várias dúvidas sobre a plataforma.

Alguns até me encontraram depois nas redes sociais para falar de YouTube.

Isso foi acontecendo ao longo de vários meses, eu demorei a notar minha paixão pelo YouTube (e o Google também). A ficha só caiu quando um dos motoristas me falou que eu deveria criar um canal e colocar tudo o que eu sei nele.

Desde que ele me disse isso, fiquei incomodado por um tempo, nunca imaginei que eu poderia criar um canal para mim. Mas então comecei a pesquisar exatamente o passo a passo acima, e decidi então me arriscar a produzir conteúdo para o YouTube. E estou adorando isso.

Por certo você já tem várias ideias para canal no YouTube correto? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que eu talvez possa te ajudar. Mais conteúdo para YouTubers acompanhe aqui o site e o nosso Canal no YouTube.

Recommended Posts

2 Comments

  1. Vc me ajudou muita e vai me ajudar mais ainda e eu estou te dando algumas ideias ne kkk se esse site é seu vc pode me mandar um salve pfv

    • Haha, sou eu sim 😀 Você já achou o site, já sabe até quais os próximos vídeos hahaha quando eu soltar os vídeos você vai saber tudo já hahaha


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *