SEO para YouTube – Parte 1: Produção do conteúdo

Quando o assunto é SEO para YouTube, muitos fatores irão decidir qual posição seu novo vídeo irá aparecer na busca, alguns deles estão na fase da produção do vídeo.

Alguns criadores não dão tanta relevância assim e pensam que pelo simples fato de fazerem um bom SEO técnico seus vídeos irão aparecer no topo das pesquisas. Mas não é bem assim.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, traduzindo, Otimização para motores de busca.

Como falamos no vídeo de Algoritmo, o YouTube sabe o tema do seu vídeo baseado nas informações que você preenche: Título, descrição, tags e etc.

Um serviço de SEO para YouTube é deixar essas informações otimizadas para ele, é preencher da forma correta para que no momento que o espectador procure algo, ele possa recomendar nosso vídeo sabendo exatamente o conteúdo.

O que desempata no SEO para YouTube?

Lembra que eu já tinha te contado que:

Tempo de visualização + engajamento > título + descrição exata ?

Então, por esse motivo, a pré-produção e produção do seu vídeo já devem estar levando em consideração o SEO. Se você tem um vídeo com retenção melhor que seu concorrente, você será priorizado também nas buscas, e em vídeos recomendados.

Sobre o que será o vídeo?

Acredito que seu canal tenha um nicho, eu já disse a importância da escolha de um nicho nas dicas básicas para ser um YouTuber.

Agora vamos encontrar o assunto do seu próximo vídeo dentro do seu nicho.

Uma das primeiras coisas a se fazer é encontrar o que seu público quer saber sobre o tema que você escolheu. Exemplo, vamos fingir que temos um canal sobre festas infantis, e quero um vídeo sobre bolo para festa infantil.

Como ter mais ideias sobre esse tema?

1 - Answer the Public

O Answer the public pode te ajudar. (Não esqueça de preencher o país com Brasil e o idioma em Português.)

Esse site é sensacional, você digita sua palavra chave e ele te mostra várias ideias do que o público está perguntando. É um baita ponto de partida para você ter ideias mais específicas sobre o que você vai falar.

2 - Google Trends

O Google Trends pode te mostrar uma estimativa de tendência, ou seja, o quão determinado assunto está sendo pesquisando no período.

Ele usa uma escala de 100 para muito pesquisado e 0 para pouco pesquisado. Se o período selecionado for pequeno, o gráfico pode ter alguma distorção, a minha dica é testar os períodos.

Comece olhando os últimos 12 meses, depois altere para os últimos 5 anos e analise o gráfico.

Uma outra forma de descobrir ótimas ideias é utilizando a barra de pesquisa do Google ou YouTube. Já notou que quando você começa a digitar uma palavra eles começam a te mostrar sugestões? 

Digite seu tema e anote todas as sugestões que aparecem enquanto você digita, pode sair uma ótima ideia de vídeo.

3 - Ubersuggest

E a última ferramenta que vou indicar hoje é o Ubersuggest do Neil Patel. Você digita sua palavra chave e ele te mostrará várias ideias de novas palavras e ainda o volume aproximado de buscas que cada uma tem.

Combinando essas ferramentas, acredito que você já até tenha decidido o tema do seu próximo vídeo.

No nosso contexto, por exemplo, vou escolher o seguinte tema: Como calcular bolo para festa infantil

answer the public
Answer the Public
google trends
Google Trends
ubersuggest
Ubersuggest

Pesquisa aprofundada

Imagino que por estar dentro do seu nicho, você deve ter alguma experiência no assunto, mas nosso objetivo é ter um vídeo com tempo de visualização ótimo e que agregue bastante conteúdo de qualidade. Porque nosso foco é ele assistir mais tempo e engajar com o vídeo, fazendo assim nossa posição nas buscas melhorar.

Utilize o Google para pesquisar seu tema, vários artigos e sites para que seu roteiro fique o mais completo possível.

Depois repita o processo no YouTube, assista aos vídeos de vários criadores sobre esse tema.

Roteirização

Agora ao trabalho! Você vai criar o roteiro do melhor vídeo de como calcular bolo para festa infantil que você já viu na sua vida. (nosso exemplo)

Como ele será? Vai usar o que? Vai ter exemplo? É algo que possa ser mostrado na prática? É uma experiência?

Pense em tudo, anote todas as informações importantes que devem ser passadas. Deixe o conteúdo o mais completo que você conseguir.

Um outro ponto que você deve incluir é: Falar sua palavra-chave no vídeo. Você já notou que o YouTube possui um sistema de transcrição automática, correto? Portanto você falar sua palavra-chave no vídeo é mais um indicativo, ele provavelmente vai transcrever sua fala, coletando mais informações sobre seu conteúdo.

Dica: No texto Algoritmo do YouTube te mostrei que o engajamento é também levado em consideração, avalie se seu vídeo cabe uma chamada para ação exclusiva, e escolha e anote em seu roteiro o momento de pedir, exemplo: Deixe aqui nos comentários, qual seu recheio de bolo preferido. Fuja de chamadas para ações genéricas como: Deixe um comentário, um joinha, etc.

Duração do vídeo

Uma pesquisa Briggsby (link da pesquisa) levantou que vídeos muito curtos (abaixo de 5 minutos) tem uma performance reduzida se comparado a vídeos maiores.

Então caso seu roteiro tenha ficado curto demais, seria uma boa ideia pensar em algo para incrementá-lo, algo que esteja dentro do assunto do seu vídeo. Tente manter seus vídeos entre 8 e 14 minutos.

Mas se seu vídeo está bem completo e mesmo assim ficou curto, provavelmente todos os canais que fizeram esse tipo de conteúdo também ficaram curtos, então o próprio algoritmo vai levar isso em consideração.

Título

Eu gosto e aconselho sempre a pensar no título e na miniatura personalizada (thumbnail) na fase de roteirização.

Como eu disse antes, nosso foco é o tempo de exibição e para ele se manter alto o conteúdo do vídeo deve corresponder às expectativas do título e da miniatura.

O YouTube nos deixa colocar até 100 caracteres no título, mas o ideal seria usar em média 60 caracteres. Tente colocar sua palavra-chave no início do título. Ao invés disso: 7 dicas de como fazer café use Como fazer café: 7 dicas e passo a passo completo!

Se for algo temporal, avalie se cabe o ano daquela informação entre parênteses/colchetes. Muitos usuários buscam o ano junto com a palavra-chave.

Miniatura personalizada (thumbnail)

Já a miniatura não tem como ter um limite, mas o recomendável é usar até 4 palavras, para que sua frase fique legível mesmo em telas menores.

Pesquise qual cor de miniatura personalizada seus concorrentes estão usando, use cores diferentes para que seu vídeo ganhe destaque.

É comum vídeos de empresas concorrentes aparecerem na sua aba Vídeos sugeridos, afinal tratam do mesmo segmento, então garanta que sua miniatura se destaque no meio dos vídeos.

Voltando ao nosso exemplo, eu colocaria um título como: Como calcular a quantidade de bolo para uma festa infantil.

E miniatura personalizada, talvez provavelmente: Acabou o bolo? (foto sua com cara de espantado ao lado com as mão na bochecha).

Sim, pense na pose da miniatura também, visto que vai te ajudar na hora de gravar e bater fotos.

thumbnail miniatura personalizada-seo-para youtube acabou o bolo
Miniatura personalizada fictícia - SEO para YouTube

Este é o texto parte 1 de SEO para YouTube, focado na parte de conteúdo.

Na parte 2: SEO para YouTube – Parte 2: Otimizando o vídeo falarei da parte técnica do SEO, que você fará depois do vídeo pronto, inserir metadados, olhar as palavras chave dos canais concorrentes e enviar o vídeo da forma correta.

Gostou do conteúdo? Alguma dúvida? Escreve aqui embaixo que te ajudo. Mais conteúdo para YouTubers acompanhe aqui o site e o nosso canal no YouTube.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *