Roteiro Rápido e Fácil para Qualquer Tipo de Canal no YouTube

Vira e mexe você me ouve aqui, ou até mesmo outra pessoa te dando a dica que você deve criar roteiros para os seus vídeos.
 
Aí você dá uma olhada para o seu próprio canal e pensa, mas será que esse meu nicho tem como criar roteiro?
 
Muito provavelmente que sim! Hoje vou te ensinar a criar um roteiro rápido para YouTube que serve para qualquer canal. Inclusive com exemplos, vai que seja do seu nicho!
Eu já te disse da importância do roteiro e eu tenho certeza que você já viu por aí, muitos outros criadores que dão dicas, também falarem que é importante, não é mesmo?
 
O roteiro te ajuda em basicamente 2 coisas:
  • Não se perder na imensidão de conhecimento que você tem sobre o tema, deixando aquele vídeo chato e enrolado.
  • Também não te deixar esquecer nada importante.
E isso se reflete no aumento da retenção dos seus vídeos. Com roteiro a retenção deles tende a aumentar. E como você sabe, essa é uma métrica muito importante para o YouTube.
 
Mas eu ainda vejo é que algumas não querem criar um roteiro, porque acham que o tipo de canal delas não precisa. Ou então sabem da importância, mas ainda não viu como levar pro canal.
 
Esses dias mesmo, lá no meu instagram, uma inscrita disse que tinha um canal de vlogs e por isso não tem como criar um roteiro.
 
Eu falei: Claro que tem, vou te dar um exemplo.
 
Aí eu fui viajando na maionese, algo que eu sempre faço, e falei as linhas gerais de um roteiro para ela. No final ela disse que realmente dava para fazer e que iria aplicar.
 
E foi baseado nessa situação que eu decidi trazer o que me fez criar um roteiro rápido para YouTube. Esse método foi inspirado no roteiros do Camilo Coutinho, valeu Camilo.
 
Para criar um roteiro que serve pra qualquer situação, você deve responder a algumas perguntinhas, não precisa ser todas e nem precisa ser nessa ordem. Quanto mais perguntas, melhor. Calma que no final vou juntar tudo e você vai ver como dá super certo.

1 - O que seu vídeo ajuda, soluciona ou ensina?

Lembra que eu já disse anteriormente que, para crescer mais rápido no YouTube, você deve tentar ensinar alguma coisa?

É exatamente nisso que vamos nos apegar, seja lá qual for o tipo do seu canal, você vai solucionar algo.

Porque assim seu vídeo poderá aparecer nas pesquisas do YouTube. Então sua primeira resposta aqui será:

Exemplo: Ajudo a deixar as panelas como novas.

A Dereck, mas eu quero só fazer gameplay!
 
Ok, mas só gameplay, a não ser que seja conhecido, quem procurar por isso? Então mistura, faz conteúdo que ensina algo um dia, outro dia seu gameplay e vai revezando.

2 - Você já passou por isso?

Quando você passa por uma situação semelhante e que agora você vai ensinar, isso causa uma conexão muito maior entre você e o espectador.
 
Exemplo: Eu não tinha costume de fazer a higienização das panelas, isso começou a trazer mal cheiro, que cozinhar ficava até desagradável, você está passando por isso?
 
Você dizendo os problemas que você passou por não saber da solução, traz o espectador para mais perto de você, e você pode fazer essa discreta chamada pra ação, igual do exemplo, você já passou por isso?
 
Algumas pessoas irão relatar casos semelhantes ao seu.

3 - Quais os problemas caso a pessoa não aprenda?

Aqui você vai fazer uma pesquisa para levantar quais os outros possíveis problemas.
 
Então você já disse da sua situação pessoal, existe outras consequências? Pesquise isso e traga também para ambientar o espectador!
 
Exemplo: Fiz uma pesquisa e vi que dependendo da situação, pode fazer até mal a saúde, e isso eu realmente não quero nem pra mim e nem para minha família.
 
Aqui você já deixa um alerta do que pode acontecer caso a pessoa não aprenda o que você tem a ensinar, essa parte é um reforço para que ela continue até o final.

Não conhece o canal no YouTube? Acompanhe os vídeos, as lives tira-dúvidas, postagens e muito mais! Clique aqui e Inscreva-se!

4 - Quando procuram a solução?

Qual é o momento que as pessoas procuram a situação que você vai ensinar?
 
É um momento crítico? É no início de um problema? Você precisa ambientar a pessoa. Colocar todos que estão assistindo ao vídeo no mesmo patamar, então seguindo:
 
Exemplo: Se você começou a ficar incomodado com isso essa semana, parecia que sua panela não estava normal, sentiu até nojo de usá-la, vamos recuperar isso!
 
Ou seja, aqui você já diz que a pessoa acabou de notar o problema e quer a solução.
 
Vamos vamos dizer que fosse um caso muito mais avançado, você poderia fazer uma chamada pra ação para um outro vídeo seu que solucione, ou, falar que vai criar um conteúdo no futuro.

5 - Como fazer?

Este eu acredito que seja o único ponto obrigatório, porque se você disse que ia solucionar algo, você precisa entregar a solução, entregar seu conteúdo de valor, seja um tutorial de game, ensinar algo sobre viagem, ou como estamos falando aqui, sobre tarefas domésticas.
 
Exemplo: Você vai pegar essa bucha especial, e usar esse sabão aqui fazendo movimentos circulares.
 
Você ensina o tutorial completo, passo a passo, provavelmente este será a maior parte do seu conteúdo.

6 - Tem algum diferencial?

Existe algo que você possa acrescentar ao que você está ajudando, e que outros criadores semelhantes a você não fala?
 
Existe algo que a pessoa possa ficar maravilhada ao descobrir com a dica bônus que você vai revelar?
 
Exemplo: E agora eu vou revelar um segredo, caso você queira suas panelas sempre brilhando, como novas, você pode passar esse produto aqui na parte de fora.
 
Eu já tinha comentado disso do diferencial no vídeo de crescer canal pequeno, caso você consiga um diferencial para o seu método, ensine também que dá aquele toque especial.
 
Antes dos exemplos, com essas 6 perguntinhas você já tem o basicão para seu roteiro ser muito rápido, fácil e interessante. Agora você já tem seu ponto de partida, e para aprender a estrutura completa de roteiro que eu uso aqui no canal, tem o texto Como fazer roteiro

Exemplos de roteiros rápido para YouTube

Você está sendo xingado no clan do seu time porque simplesmente não ajuda em nada né? Eu sei como é, eu não sabia farmar direito e por isso não conseguia comprar os itens certos para o meu personagem. Com isso eu nunca conseguia ajudar direito a equipe nas lutas. Acabou que eu fiquei com medo de até me expulsarem do grupo dos amigos do jogo, porque eu era muito ruim. Mas aí eu encontrei uma técnica, de um cara lá da Rússia, ele me ensinou exatamente como eu deveria fazer, para conseguir mais dinheiro no jogo, comprar mais itens e vencer mais partidas. E no final ele me disse ainda como adaptar essa mesma técnica para qualquer personagem no jogo.

Boooom, roteirinho pro meu vídeo de dota 2, sério, essas 6 perguntas te ajudaram, deixa um like ai pra eu saber.
 
Mais um? Viagens?
 
Está cansado de ficar um tempão arrumando as coisas na mala, depois de explicar pro segurança do raio-x o que você está levando? Lembro de 5 anos atrás que eu era exatamente assim, sempre tinha alguma coisa que eu deveria explicar o porque eu estava carregando aquilo, eu abria a minha mala, era uma bagunça eu mexendo que depois nem fechar direito eu conseguia. Graças a Deus nunca perdi nenhum vôo por isso, mas vi que tem gente que já, alias, tem gente que perdeu uma baita oportunidade por causa de não chegar no destino a tempo, que situação. Primeiro, eu não sabia que tem coisas que podem e coisas que não podem levar. Segundo, eu não sabia arrumar a mala, era tudo jogado. Mas aí eu solucionei isso, eu sei tudo que pode e o que não pode, e eu sei exatamente como organizar minha mala de viagem. E quer saber do melhor? Eu tenho até um checklist para isso.

Espero que eu tenha te ajudado a construir um roteiro simples, rápido e fácil para seus vídeos no YouTube. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *