Como ter Frequência de Vídeos no YouTube para Crescer seu Canal

Se você acompanha outros canais que falam de como crescer no YouTube, muito provavelmente você já deve ter visto essa dica:

Você precisa manter a constância de postagem de vídeos novos.

E cá entre nós, isso não é tão simples assim não é mesmo? Mas hoje vou te passar um passo a passo pra te ajudar a manter sua constância de postagem de vídeos e consequentemente crescer seu canal no YouTube.

Por que as pessoas desistem do canal?

Você já reparou qual o motivo as pessoas mais comentam que irão desistir do canal? Vejo vários comentários por ai e o mais recorrente é porque o canal não cresce e não tem visualização. É um sentimento de frustração por achar que o canal não está progredindo. O criador trabalha para produzir e não vê nenhum resultado.

No início do canal é tudo festa mesmo, você está super motivado, cheio de ideias, e com o passar das semanas, o crescimento baixo do seu canal faz você perder essa energia. Você já se sentiu assim?

Mas pra ter sucesso no YouTube você precisa continuar, é assim que se cresce um canal.

Mas então se a energia diminui, onde temos que nos agarrar para que um dia possamos ser um criador de conteúdo de sucesso?

1) Tenha Disciplina

Tem uma frase do filósofo Will Durant:

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

E nós queremos ser excelentes criadores de conteúdo certo? Então precisamos ser disciplinados.

E o que pessoas disciplinadas tem em comum? Elas sabem onde elas querem chegar, elas tem claramente o motivo que as fizeram criar aquele projeto.

Então agora vamos reviver essa motivação dentro de você, escreva ai:

Por que você criou seu canal no YouTube? Qual seu objetivo aqui dentro da plataforma?

Falando nisso, se você está com dificuldade de achar o tema do seu canal no YouTube, falei mais disso neste texto aqui: Escolher tema para canal no YouTube.

Lembrou da sua motivação? É esse o caminho? Então agora precisamos trazer conteúdos dentro do seu tema constantemente, seja uma vez na semana, duas vezes, ai você escolhe. E como fazer isso?

2) Tenha Planejamento

Vamos planejar seu conteúdo ao longo do mês, definir quais vídeos irão entrar e os dias que eles serão postados. Se você ainda não usa aplicativos de organização e produtividade, esse é um ótimo momento para começar, eu gosto muito de usar o Notion, mas o mais famosinho deles é o Trello. Pode usar qualquer um, até mesmo um bloco de notas.

Quais os assuntos você quer trazer para o seu canal? Vá anotando sempre dentro do seu tema principal, não vá fugir muito do seu tema. Já expliquei lá no texto de Como Ganhar Inscritos.

Você não precisa organizar agora, vá escrevendo todas suas ideias. E toda vez que surgir uma ideia de vídeo nova, anote aí, que já iremos usar.

Este era meu quadro de temas no início do canal,veja a figura, todos ainda sem data definida, somente os temas que eu queria trazer.

Isso é algo que você nunca vai parar de atualizar. Toda vez que surgir uma ideia, você corre e anota. Que assim você terá muito conteúdo para cumprir sua meta de frequência de vídeos no YouTube.

Tudo anotado?

3) Identifique seus Vídeos tops e Vídeos Essenciais

Não serão todos os vídeos que irão te trazer muitas visualizações, e também não serão todos os vídeos que terão títulos com um apelo muito grande.

Alguns assuntos são importantes pro seu canal, você sabe que sua audiência precisa deles, mas as vezes eles não sabem da importância. E como contornamos isso? Mesclando os assuntos.

Você não vai postar todos os conteúdos chamativos juntos e depois deixar somente os “sem graça” (eu digo sem graça porque eles não chamam muita atenção, mas continuam importantes).

Você vai postar pelo menos alternando entre eles e tentando criar uma ligação entre eles. Assim um vídeo top, que fez sucesso, pode levar usuários para outro que não é tão badalado assim.

4) Calendário de postagens

Como você quer que eles sejam postados no canal? Qual sua linha de apresentação? Meu primeiro vídeo é sobre escolher um tema/nicho justamente por isso, por eu achar que ele é o primeiro passo para começar. Como você vai distribuir seus vídeos ao longo do mês? Olhe meu primeiro calendário, ver figura ao lado.

Eu peguei os temas do quadro anterior, que estavam fora de ordem e coloquei no dia que eu queria que eles fossem ao ar.

Aqui no calendário você vai brincando com o tema dos seus vídeos, espalhando eles ao longo dos meses, pode ir mudando a programação, passando vídeo na frente da fila e colocando vídeos para outra data.

Se seu canal tem assunto em datas específicas tipo, dia dos pais, natal, dias das crianças, essa visão de calendário é muito importante, você pode ir criando conteúdo relacionado e ir preparando seu inscritos para um vídeo especial quando chegar na data.

Com um calendário definido, fica muito mais fácil ter uma frequência de vídeos no YouTube

calendario postagens rush

5) Produção dos vídeos

Fazer o planejamento é ótimo, te deixa super animado em ver o canal tomando forma, mesmo que no papel, mas o que faz ele decolar são os vídeos postados.

É ai que bate aquela preguiça?

Provavelmente para gravar vídeos você precisa arrumar seu cenário, preparar a câmera, a iluminação, se arrumar, se maquiar, arrastar móvel pra cá, arrastar móvel pra lá, passar perfume (é, acredite, eu passo perfume pra filmar) tem todo uma preparação para produzir o vídeo?

Esse trabalho todo acaba sabotando seu desejo de filmar, se já estivesse tudo montado, seria bem mais fácil, mas da mesma forma que é aqui, você não pode deixar tudo montado certo?

Como resolveremos isso? Gravando mais vídeos na mesma arrumação.

Se você teve todo o trabalho de arrumar, por que gravar um vídeo só? Use esse momento de gravação e já grave 2 vídeos, 3, 4, vários vídeos.

Se você posta 1x na semana, e gravar 4 vídeos no mesmo dia, é 1 mês de conteúdo. Pense nisso!

Será muito mais tranquilo ter frequência de vídeos no YouTube se você tiver vídeos gravados na fila.

6) Respeite seu limite de produção

Muitos criadores começam o canal com o pé no acelerador. No calor da motivação, começam a produzir vídeos todos os dias, na ilusão que todos os canais precisam fazer isso para ter sucesso.

Mas pensa comigo, os canais que você se inspira hoje, começaram assim?

Respeite seu limite, comece com uma consistência fácil, 1 vídeo por semana e vá aumentando quando você pegar o ritmo e sentir necessidade. De nada adianta começar um canal, postar 30 vídeos no primeiro mês (o mais eufórico) e no terceiro não postar nenhum (porque caiu a ficha de que não é tão fácil assim.)

Os resultados começam a chegar pequeno, mas com disciplina esses resultados irão se acumulando. Você vai começar com 1 vídeo, mas ao longo do ano terá perto de 52 vídeos, caso você escolha 1 por semana. Ou seja, você tinha 1 vídeo divulgando seu canal, agora já são 52 vídeos fazendo esse trabalho. Escolha o ritmo que você consiga cumprir, se mantenha paciente nele que seu canal irá crescer.

Agora você sabe como ter frequência de vídeos no YouTube, me diz aí, como está o planejamento do seu canal no YouTube? Como você se mantém motivado? Espero ter te ajudado e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *