Palavras que atrapalham a retenção do seu vídeo

O maior contribuidor de conseguir mais inscritos e mais visualizações é quanto tempo as pessoas ficam assistindo ao seus vídeos: tempo de exibição (watchtime). Eu já tinha comentado no vídeo de Algoritmo do YouTube da importância dele.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

E existem algumas palavras que quando você diz, dão indícios de seu vídeo já terminou, quando na verdade ainda não, ou seja, é dizer uma dessas palavras e provavelmente algum espectador seu vai pensar que o conteúdo acabou e vai sair do seu vídeo, derrubando assim sua taxa de exibição.

Hoje vou te falar as principais palavras que você deve evitar para que os espectadores passem mais tempo assistindo aos seus vídeos.

O Camilo Coutinho, um grande influenciador aqui do Brasil sobre Vídeo Marketing, trouxe no livro dele uma lista dessas palavras, eu separei elas por grupos com palavras similares e vou te explicar o motivo que elas fazem seu espectadores abandonarem seu vídeo.

1 - Finalizando, Concluindo, para finalizar, para concluir, etc.

Quando você insere essas palavras no seu vídeo, dá a entender a audiência que o conteúdo de valor já acabou e que falta o finalzinho, que é quando você vai dar avisos, recados, pedir para dar o like, etc. Alguns tendem a achar que você vai fazer um pequeno resumo do conteúdo, que nos leva as próximas palavras que são:

2 - Resumindo, recapitulando, relembrando, etc.

Primeiro eu acho um pouco estranho alguém em um vídeo falar isso, porque o conteúdo está gravado, o espectador pode simplesmente ver novamente a parte que ele quer, então já não faz muito sentindo você recapitular ou relembrar algo que acabou de ser falado.

E é ai que mora o perigo, a maioria das pessoas já entenderam seu conteúdo, se você entrou no resumo, porque a pessoa iria continuar assistindo? Então ela tem novamente a percepção que o conteúdo de valor já acabou e que ela já pode fechar seu vídeo e clicar em outro recomendado.

3- O último, e por último, e a última dica é, etc.

Geralmente essas palavras vem junto com uma lista, você está falando sobre, por exemplo, 5 dicas de como fazer uma ótima redação, e na sua 5ª dica você usa essa palavra.

Pois bem, ela indica que as dicas acabaram, muitos usuários vão pegar essa dica e não ouvir a explicação completa. Então o ideal é você falar 5ª dica, ou a Próximo passo é…, a próxima dica é… porque seus espectadores não terão a sensação que seu conteúdo já acabou.

4 - No próximo vídeo, na próxima semana, etc.

Muito cuidado com essas frases, quando você fala uma delas, alguns espectadores terão a sensação que o vídeo atual acabou e que agora você vai dar um recado/spoiler sobre o que virá na semana que vem. Se você tem algum recado para dar, tome muito cuidado para não parecer que não tem mais nada depois do seu recado.

Você pode tentar criar um intervalo dizendo: “Antes de eu falar do assunto tal, preciso falar algo…” e você dá seu recado bem rápido para que o usuário não se sinta tentado a pular a timeline.

5 - Então é isso / Antes de acabar esse vídeo, não esqueça...

Este é padrão de 90% dos YouTubers, o vídeo já acabou e você decidiu lembrar ao espectador de deixar o like, comentar alguma coisa e se inscrever no seu canal certo?

Então, mas quando você diz a frase antes de acabar esse vídeo, não esqueça, muitos dos usuários irão sair do seu vídeo, porque de novo não terá mais nada de conteúdo, agora é só o comercial do seu canal, e as vezes nem são usuários ingratos não, eles já são inscritos, já deram o like no vídeo, então nem teria porque pedir.

Tem um texto aqui no site ensinando o momento certo de pedir inscrição: Como ganhar inscritos no YouTube e assim conseguir mais inscritos.

Espero ter te ajudado e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *