O que Fazer no Primeiro Vídeo do Canal no YouTube

O que fazer e o que não fazer no primeiro vídeo do seu canal no YouTube? É o que eu vou te ajudar no vídeo de hoje pro seu canal começar já com o pé direito e ganhando visualizações. Ah, e se você for tímido, eu tenho uma dica especial pra você, segura aí.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Se você está neste vídeo é porque você ainda não começou o seu canal e está aí pensando em como fazer seu primeiro vídeo no YouTube. Então, eu separei algumas dicas que eu mesmo usei aqui na Rush para te ajudar no seu primeiro vídeo.
 
Primeiramente vou te falar o que você já pode descartar. Tem alguns tipos de vídeos que na nossa cabeça parece fazer sentido começar com eles, mas não, nem pense nisso. Então eu vou te falar aqui e você já corta dessa lista que você está anotando.

Não fale sobre você

Sabe aqueles vídeos 1000 fatos sobre mim? Mil fatos? Existem mil fatos sobre uma pessoa só?
 
Ok, então, nem pense em fazer isso em hipótese alguma, pensa comigo, você está começando com zero audiência, quem vai querer saber um monte de fato sobre você, sem ter ideia de quem é você? Porque alguém clicaria nesse vídeo? Seja sincero, você fica assistindo esse tipo de vídeo de pessoas aleatórias que você nem conhece? Comenta aqui embaixo.
 
O outro tipo de vídeo que não serve muito para ser o primeiro é

Anúncios e promessas para o Canal

Eu sei que você está mega empolgado, quer já deixar um vídeo informando todos os quadros que você vai trazer pro canal, todos os horários, que vai ser super legal e isso e aquilo. Mas será que isso convence?
 
Quantos vídeos você já viu desse tipo e quando você vai olhar o canal não tem nada disso? Eu vejo muita gente prometendo fazer de tudo, e na hora de cumprir, faz nada. Esse tipo de vídeo de apresentação, na verdade é o trailer do canal, e claro que tem espaço pra ele, não o descarte. O trailer do canal é aquele vídeo que é mostrado somente para os não inscritos e que fica na página inicial do canal.
 
Tem um texto que eu falo sobre isso, leia: Como Personalizar a Página Inicial do Canal no YouTube
 
Mas de qualquer forma, o trailer não deve fazer parte da sua programação, ele é um vídeo a parte, se você entrar aqui nos vídeos da rush, você nem consegue encontrar ele.
 
Ok Dereck, realmente eu tava com essas ideias e agora você mandou eu riscar, eu faço o que então?
 
A primeira coisa que você deve fazer é

Planejar seu canal

Antes de começar a Rush eu não queria simplesmente abrir um canal e começar a falar sobre o que me vem na cabeça.
 
Eu parei e pensei: Sobre o que eu quero falar? Qual a minha missão aqui no YouTube? No que eu posso agregar na vida das pessoas?
 
Quando eu defini o que eu queria fazer eu comecei a criar várias ideias de conteúdo, porque assim, não adianta muito você ter ideia de 1 vídeo e semana que vem você não ter nada em mente, então já deixa anotado aí pelo menos uns 10 assuntos que você passa trazer para o seu canal.
 
Mas qualquer assunto Dereck?
 
Não, o objetivo é você conseguir visualizações já no seu primeiro vídeo, então, antes de anotar, você vai checar se esses assuntos são do interesse da sua futura audiência.
 
Então vamos supor que você é um adestrador e vai falar de adestrar doguinhos, pra quem não sabe, doguinho é cachorro.
 
Você vai no YouTube e começa a digitar Como adestrar cachorro… dá um espaço… e olha as ideias que aparecem. Essas ideias que apareceram na barra de busca, são as mais buscadas no YouTube, por isso ele está sugerindo.
 
E quando você cria um vídeo pegando essas ideias, a chance de alguém pesquisar e cair no seu vídeo aumenta, por isso que eu digo que você vai ter visualizações desde o primeiro vídeo.
 
Beleza, você já tem então 10 ideias que você sabe que as pessoas buscam, qual próximo passo?

Foque no conteúdo

Você não precisa ter aquela super produção de equipamento como iluminação, câmera, tripé e etc. Você só precisa de uma coisa, um bom conteúdo pra passar para os espectadores.
 
Então você com o seu tema escolhido, vai começar a fazer um roteiro sobre o que você quer falar, você vai pesquisar mais sobre o assunto, assistir vários outros vídeos, listar em tópicos ou escrever no seu roteiro tudo que você quer trazer para o seu primeiro vídeo do canal.
 
E escreve mesmo ein, porque eu te garanto que você vai precisar na próxima dica, que é

Grave sem pressão

Seu primeiro vídeo, provavelmente será o que você vai sentir mais vergonha no futuro, digo isso porque eu tenho 7 meses de canal e eu já sinto um pouquinho de vergonha do meu. Pode não parecer mas eu sou muito tímido. E o primeiro vídeo é o ápice da timidez, foi complicado gravar.
 
Ainda mais com a maldição das câmeras para os iniciantes, sério, toda câmera tem um poder super secreto contra YouTubers iniciantes, ela apaga da sua memória tudo que você tinha planejado, diz aí, é ou não é?
 
E é com seu roteiro da dica anterior que você vai conseguir abordar tudo que você tinha pesquisado. Viu a importância!
 
Outra coisa comum é você errar demais, então, não fique se pressionando, eu devo ter usado umas 3 horas de filmagem pra virar um vídeo de uns 7 minutos, de tanto que erro que tinha.
 
Hoje consigo gravar cada vídeo bem mais rápido, porque é assim mesmo o processo, cada vídeo gravado, você vai ficando melhor e mais confortável naquilo.
 
Comece com o primeiro vídeo, depois segundo, terceiro e quando você perceber, vai estar bem mais natural diante da câmera.
 
Agora se você é tímido e tem um pouco de bloqueio ainda em gravar para o YouTube, a dica extra que te dou é

Bônus: Ninguém precisa saber

Quando eu editei o primeiro vídeo do canal, eu pensei: Agora assim que eu postar, meus amigos todos vão ficar sabendo. Sou muito inocente, eles não sabem até hoje. Eu não sei da onde eu tirei essa ideia que todos saberiam.
 
Então assim, ninguém precisa saber que você começou um canal. Se divulgar seu canal para seus amigos te deixa com vergonha, não fale nada. Porque da forma que eu te ensinei, seu vídeo vai pegar visualizações, só que de usuários que estão pesquisando sobre aquilo, a chance de ser logo um conhecido seu é bem mínima.
 
E outra, o vídeo só ficará público quando você se sentir seguro pra postar. Eu sei como é, se você não gostou, pode até gravar tudo de novo, mas só toma cuidado para não se sabotar, se não você ficar buscando em fazer o vídeo perfeito, você nunca vai postar seu primeiro vídeo no canal do YouTube.

Espero que eu tenha te ajudado a decidir o que fazer no seu Primeiro Vídeo do Canal no YouTube Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *