Nugget vídeo: uma estratégia que pode multiplicar seus ganhos no marketing digital

Se você está chegando no universo do marketing digital agora já deve ter percebido o poder dos vídeos para suas conversões e metas, certo?

Mas e seu eu te falar que existe um modelo específico de vídeo que você provavelmente já foi impactado por ele e não se deu conta ainda.

O termo nugget para vídeo foi criado pelo empreendedor Erico Rocha, criador do Fórmula de Lançamento, um infoproduto muito famoso que até dispensa apresentações.

nugget-video-marketing-digital-erico-rocha

1 - O motivo de ser usar um nugget video

Vamos dizer que você deu uma palestra de 40 minutos e falou de diversas situações, apresentou várias ideias e sacadas. Sua palestra é bastante completa, profunda e demonstra que você é um especialista naquele assunto mas nos dias atuais são raras as vezes que alguém, em um primeiro contato com sua página, irá assistir o vídeo por completo.

Como o Érico mesmo diz: “Respeite o tempo do seu cliente”.

E se ao invés de um vídeo longo de 40 minutos, fossem apenas 2? Em um tempo de vídeo muito menor, as chances de se impactar seu futuro cliente se multiplicam.

2 - O que é um nugget vídeo?

Um nugget vídeo é um determinado trecho de um conteúdo originalmente maior, o nugget deve conter apenas a essência do conteúdo que você esta determinado a transmitir. Abra seu programa de edição com seu vídeo longo e comece a dividi-lo em vários trechos menores, divididos por assuntos abordados.

Agora, comece a extrair desses trechos separados, a essência do assunto, somente o que há de mais valioso em termo de conteúdo, neste momento, você deve tirar tudo que julgar não relevante, inclusive alguns respiros e pausas muito longas.

Neste momento, seu primeiro nugget começa a tomar forma. Faça isso com os outros trechos e no final desse processo, possivelmente terá alguns nuggets com conteúdo de alto valor para agregar a formação de sua audiência.

Note que sua divisão em trechos de conteúdos diferentes, formaram nuggets diferentes e que cada um deles criará uma nova audiência segmentada. Irei comentar sobre isso mais abaixo.

3 - O pulo do gato

Neste momento você deve ter seus vídeos curtos já separados, mas isso não é o suficiente para um melhor engajamento. Nosso objetivo é que ele seja um conteúdo extremamente “compartilhavel”, ou seja, que as pessoas sintam vontade de assistir e compartilha-lo.

As duas plataformas onde os nuggets são melhores utilizados possuem autoplay do vídeo sem o áudio, portando, sua audiência jamais saberá do que se trata aquele conteúdo até clicar nele. Então devemos contornar essa situação.

A melhor forma de arrumar isso é incluindo um título diretamente no vídeo, a chamada headline. Com a headline inclusa sua audiência saberá o conteúdo antes mesmo de liberar o áudio do vídeo.

Somente a headline já causaria impacto significativo nas conversões, mas podemos incrementar mais! Na parte debaixo do vídeo, vamos incluir legendas. Essas legendas além de facilitar o entendimento do espectador o deixa livre para assistir em um ambiente em que não se consegue escutar o áudio ou simplesmente não pode aumentar o volume.

Existem duas formas de incluir uma legenda em seus nuggets, a forma correta do ponto de vista técnico é com uma legenda separada fazendo o envio via plataforma, porém esse tipo de legenda por padrão vem desabilitado no Facebook e no Instagram esse recurso ainda não existe.

Então partiremos para o modo mais “grosseiro” , mas gera melhores resultados hoje, que é legendar o vídeos no próprio software de edição.

Confira alguns nuggets que criamos aqui na Rush para você entender melhor.

4 - Estratégias de uso

Depois de criados, seus nuggets vídeos devem agora ser espalhados. Como dissemos anteriormente, temos hoje duas plataformas com potencial enorme para engajar seu público, Facebook e Instagram.

Ambos contam com um gerenciador de anúncios em que você pode mensurar a porcentagem do vídeo que determinado espectador assistiu. Então vamos mapear e criar um público alvo para cada nugget criado.

O intuito deste post não é ensinar as ferramentas técnicas, mas um exemplo de público altamente segmentado é criar uma audiência com as pessoas que viram 90% do seu vídeo. Ou seja, o Facebook vai mapear essas pessoas que são altamente interessadas no seu conteúdo e te entregar para que seja usada em futuras campanhas de marketing.

Com essa estratégia simples, você já consegue começar a melhorar e muito suas conversões de campanhas. E o melhor que você já pode começar hoje mesmo caso já tenha vídeos longos de conteúdo para serem transformados em nuggets. Bons negócios!

Obrigado

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *