O Método para Canal Pequeno Ganhar Inscritos Mais Rápido

Você gostaria de ganhar inscritos mais rápido? No vídeo de hoje, vou te falar as estratégias que eu uso aqui na Rush para saber por onde meus futuros inscritos andam e conquista-los.

Eu sei que a gente fica as vezes nessa loucura de querer fazer o canal crescer, mas será que estamos fazendo do modo certo? Qual é a estratégia que você está aplicando? Simplesmente faz um monte de vídeo e em cada um deles você implora pra pessoa se inscrever?
 
É comum todo mundo ouvir essa frase nos seus vídeos? “Galera, se inscreve para me ajudar a crescer!” Péssima estratégia ein.
 
Porque as pessoas estão no YouTube buscando algo para elas. Ninguém acorda de manhã e pensa: “Vou entrar em alguns canais e ajudar aquele criador de conteúdo a crescer me inscrevendo no canal dele.”
 
Mas e se eu te disser que existe uma forma de você atingir o bem mais fácil a sua futura audiência? Atingir a audiência que seu conteúdo ajuda?
 
Primeiro, para você encontrar onde essa audiência está, você precisa

Definir um público-alvo

Você não vai falar pra todo mundo certo? Então pare agora e pense: Quem eu quero ajudar com meus vídeos? ou Quem eu quero entreter com meus vídeos?
 
Ah Dereck, meu canal tem um tema e um público-alvo bem definido, nisso eu já estou bem seguro. Se você já está com isso feito, então hoje eu vou te ensinar a técnica de Pescar em Balde.

Pescar em balde

Se eu não me engano, quem criou isso foi o Ícaro de Carvalho, um grande nome do marketing digital. E como que funciona?
 
Pensa em um oceano, todos os peixes ali nadando, de todos os tipos, uns gostam de esporte, outros de culinária, alguns de jogos e etc.
 
Vamos supor que seu baldinho aí, é de futebol americano, ai você está pescando no oceano, vira e mexe um peixe que curte seu conteúdo fisga sua isca e você coloca no balde, ótimo, 1 inscrito. 
 
Você vai fazendo isso ao longo do tempo e consegue aí seus 100 inscritos. Essa é aquela primeira estratégia que te falei.
 
Mas convenhamos, você muito provavelmente não é o primeiro a criar um canal com esse tema aqui no YouTube, e te digo mais, deve ter um canal bem grande que tem exatamente o mesmo tema que você certo?
 
Então, o baldinho dele, baldinho não, a banheira dele haha, tem aí 300 mil peixes. Não seria mais prudente, você jogar sua isca nessa banheira, do que no oceano?
 
Dá pra fazer isso Dereck? Dá! Através dos comentários!
 
Tem 2 formas de ganhar inscritos rápido “nesse balde”
 
Lembra que eu acabei de te falar que as pessoas entram no YouTube buscando algo? Nessa banheira aí de 300 mil peixinhos, o pescador, no caso o dono do canal, muitas vezes não consegue responder todo mundo.
 

Primeira isca

Pra você não ficar mal na fita, faça isso somente em canais maiores, tipo, mais de 100mil inscritos, porque provavelmente o criador não consegue dar conta de todos os comentários, porque é meio chato você fazer isso em canal pequeno quando o dono do canal consegue responder a todos os inscritos.
 
Não faça no último vídeo postado também não, essa eu vou te falar na segunda isca. Você pode olhar comentários de vídeos de qualquer período, só usar o filtro do YouTube, Mostras mais recentes primeiro. Ou seja, tem muito vídeo aí pra você garimpar dúvidas.
 
Aí você está lá, lendo os comentários dos vídeos, quando de repente, 1 comentário que você sabe a resposta e pode ajudar.
 
O que você faz? Ajuda o amigo! Tire a dúvida dele! Perceba que não é mendigar inscritos, é ajudar a pessoa.
 
Porque quando você ajuda verdadeiramente o outro, o gatilho da reciprocidade é ativado, e inconscientemente essa pessoa tende a te retribuir de alguma forma, geralmente te agradecendo ali embaixo dos comentários.
 
Mas pera lá! E se ela for te agradecer, ficar curiosa e decidir visitar o seu canal? “Deixa eu ver o canal desse cara que acabou de me ajudar? O que ela vai encontrar?”
 
Guarda essa informação aí, que eu vou falar da segunda isca e a gente já volta nela.
 

Segunda isca

Quando nós conseguimos posicionar bem o nosso comentário para algum assunto que a gente domina. Essa sim você precisa ser mais rápido e usar sempre o último vídeo para ter mais chances. Você pode ativar o sininho do canal ou então colocar um despertador com os horários que o canal publica novos vídeos.
 
O que eu estou fazendo? Expondo os meus conhecimentos e o meu canal para uma parcela da audiência dele. Alguns ignoram, outros só comentam, mas alguns vendo meu nome, entra no meu canal e pode acabar se inscrevendo.
 
Aí eu te pergunto: Quem de vocês aqui no canal me conheceu em uma dessas formas?
 

Não conhece o canal no YouTube? Acompanhe os vídeos, as lives tira-dúvidas, postagens e muito mais! Clique aqui e Inscreva-se!

Comunidade ativa

Comunidade ativa seria: Vídeos novos todas as semanas, com temas de vídeos que atendam a demanda da audiência, ou seja, vídeos relevantes, engajamento por parte dos inscritos nos comentários, participação do dono do canal nos comentários, enquete, post na comunidade (se ainda tiver liberado), lives e etc.
 
Quantas e quantas pessoas chegam aqui comentando que em canais maiores não tem acesso pra participar, ficam sem respostas e tudo mais.
 
A vantagem dos canais ainda pequenos é que a gente consegue criar essa “família”, trocar ideia, dar atenção nos comentários, fazer live e conseguir tirar a dúvida de praticamente todo mundo que está online com a gente.
 
Isso faz o usuário se sentir parte do canal, ele não é só mais um número, ele passa a ser alguém especial, e isso aumenta muito a chance dele se inscrever para participar disso. Porque ele já acompanha um canal maior do mesmo tema que o seu. Que as vezes a dicas são boas, mas ele não tem toda a experiência que canais pequenos oferecem.
Perceba que eu falei mesmo tema que o seu, porque se o espectador chega e encontra vídeo de todos os assuntos, aí é complicado você ganhar a inscrição.
 
Mas voltando, o YouTube além de uma plataforma de vídeos, é uma rede social, estimule o engajamento, mas ainda mais que isso, participe desse engajamento, responda os inscritos, peça opinião deles, leve a opinião deles em consideração, pegue temas e ideias para futuros conteúdos e etc.
 
Respondendo vocês aqui na Rush eu já recebi muitas respostas do tipo: Nossa, você me respondeu, achei que nunca me daria atenção, ganhou mais um inscrito.
 
Você precisa se atentar que são pessoas que estão escrevendo pra você, falando do seu conteúdo, não é um mero contador.

Paranoia de ganhar inscritos

Porque quando você percebe isso, você relaxa mais naquela paranoia que as vezes nos sobe a cabeça: Nossa meu canal está tão pequeno ainda.
 
Um exercício que eu fazia era assim, uma sala de aula tem o que? 100 pessoas, eu sempre tentava passar essa métrica para o mundo real: Caramba, é como se tivessem 22 salas de aula cheias querendo aprender comigo, olha a proporção, tem escola que nem tem esse tanto de salas.
 
E sempre que eu fazia essa analogia, eu relaxava mais. E me dava mais vontade para pensar novos vídeos para você, meu inscrito.
 
Então dá uma relaxada, não se estressa com a velocidade que seu canal está crescendo, aplica a dica do vídeo de hoje, tenha paciência que eu tenho certeza que você vai ser um sucesso!

Tem muito mais conteúdo sobre estratégias no nosso canal no YouTube.

Obrigado

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *