Como Ganhar Mais Comentários para Melhorar o Engajamento do Vídeo

Você não ganha comentários no seus vídeos? Sabia que o culpado pode ser você mesmo. No vídeo de hoje eu vou te ensinar como ganhar mais comentários para aumentar o engajamento dos seus vídeo.

Ah e no final, tem mais uma função dos comentários que eu descobri essa semana, ó, top! Fica comigo!

Se você ainda não se tocou, o YouTube é também uma rede social, as pessoas interagem aqui dentro, tanto que o algoritmo leva em consideração qual o engajamento dos seus vídeos na hora de recomenda-los, e uma das métricas de engajamento é o comentário.
 
Ah Dereck, mas acho que nem precisa ficar pedindo, quem quiser comentar comenta.
 
Nada disso, nem todo mundo sente vontade de comentar, então temos que criar essa vontade. Se você quer comentários, você precisa pedir, e não só isso, também precisa facilitar a pessoa a comentar. Se não você tem lá no seu vídeo 500 visualizações e 3 comentariozinhos, sendo que 1 é seu.
 
Te convenci né? E como você vai fazer isso?

Chamada para ação (CTA) do modo correto

Como eu já mencionei em outros vídeos, o de pedir inscrição e o de pedir like, os comentários também precisam de uma chamada para ação. Mas ela não deve vir genericamente, nada daquelas frases prontas “Curta, comente e compartilhe”, as pessoas não irão fazer nenhum dos que você pediu.
 
Para você ganhar comentários no seu vídeo, você precisa passar para os espectadores que você quer a opinião deles, eles precisam sentir que você quer eles participem.
 
Então vou citar algumas formas de pedir comentários que com certeza, você já viu aqui e em vários outros canais:

Comentários de validação

Nos comentários de validação é quando você fala de alguma situação no vídeo e pergunta se aquilo já aconteceu de forma semelhante com seus espectadores.
 
Exemplo: Eu estava andando de bicicleta, não vi a placa e bati com tudo nela. Já aconteceu isso com você? Comenta aqui embaixo.
 
Lógico que você vai escolher uma situação bem comum de acontecer sobre o vídeo que você está falando né, que aí mais pessoas se identificam e mais gente comenta.

Comentários Múltipla Escolha

Os comentários de múltipla escolha é quando você já tem 2 ou mais possíveis respostas e quer saber qual a opinião dos seus espectadores.
 
Exemplo: Pessoal, estou para começar a fazer lives, qual seria o melhor dia? Na Sexta ou no Sábado? Comenta aqui embaixo.
 
Este tipo de pedido pode ser também com o Concorda ou Discorda, é um CTA muito bom, as respostas já estão prontas, a tendência é ter até mais interação, pode testar aí no seu canal.

Perguntas Específicas

As perguntas específicas é quando sua audiência terá que realmente parar para decidir o que responder.
 
Exemplo: Depois desses 7 erros que eu te disse, qual outro erro você também comete? Comenta aqui embaixo.
 
A tendência é que menos pessoas engajem com esse formato, mas os que se engajarem vai gerar um conteúdo muito bom. Porque se a resposta não está no seu vídeo, provavelmente essa resposta pode ser um tema de um outro vídeo seu.

Dicas de Conteúdo

Você também pode usar seu CTA para pedir dicas de conteúdo para sua audiência.
 
Exemplo: Hoje te ensinei essa receita milenar de hidromel, qual a receita você gostaria de ver aqui no canal? Comenta aqui embaixo.
 
Junto com a forma 3, os comentários do tipo dicas de conteúdo viram praticamente um quadro de ideias de futuros conteúdos para seu canal. Anote todos, vai te ajudar.
E assim, as formas que te falei dá pra encaixar em qualquer momento do seu vídeo, com certeza alguma delas você vai conseguir usar, então deixa um like se te ajudei.
 
Agora seu CTA está bom, as pessoas estão comentando nos seus vídeos, qual próximo passo?

Responda os comentários

Essa com certeza é a estratégia mais rápida e fácil para ganhar mais comentários.
 
Pensa aí, não é ótimo quando você assiste a algum vídeo, deixa um lindo comentário e depois o dono do canal te responde? ou melhor, te responde e te dá coraçãozinho.
 
Eu sei que é ótimo e você está concordando comigo. Outros usuários que não comentaram estarão vendo que você os comentários estão sendo respondidos e ficarão encorajados a também deixar uma mensagem. Pense nisso!
 
Mas beleza, quando você responde, o que vem depois? O YouTube envia uma notificação para o usuário e essa notificação pode se transformar em 2 coisas: outro comentário, continuando o diálogo ou então mais uma visita no seu canal. Visita essa que pode estar indo assistir a um outro vídeo seu.
 
Por que?
 
Eu já tinha comentado isso antes, por causa do Gatilho da Reciprocidade, que é quando nos fazem algo e naturalmente nós nos sentimos obrigados a retribuir. Quando você responde alguém, você está mostrando para a pessoa que você se importa com ela e com a mensagem que ela te deixou, e a partir deste momento ela começa a te ver de outra forma.
 
As respostas dos comentários no canal é tipo o atendimento ao cliente de uma empresa, olha o Nubank por exemplo, caiu no gosto da galera por que além de um serviço bom prestava um ótimo atendimento. Então responda seus comentários. Se possível sempre de forma gentil.
 
Ok mas preciso então responder todos os comentários?
 
Então, quantos comentários você tem em média?
Eu já disse no texto de Erros de YouTubers Iniciantes, se seu canal é pequeno, se esforce para responder todos os comentários, faz diferença sim.
 
Agora se seu canal está um pouco maior, você pode adotar estratégias para responder, lógico sempre respeitando seu limite, não quero ninguém preso no computador até responder todo mundo.
 
Eu acredito que a melhor estratégia é separar um tempo do seu dia e responder, é assim que eu faço aqui. Só que como tenho poucos, dá pra responder todo mundo. rs
 
E pelo YouTube Studio é muito fácil ver os comentários de todos os vídeos.
 
Você vai em na sua fotinha, YouTube Studio > Comentários.
 
Aqui você consegue ver todos os comentários de todos os vídeos, eu filtro sempre para os que ainda não foram respondidos. Mas tem vários filtros aqui, dá uma explorada. Então todos os dias eu reservo um tempo, entro nessa aba e respondo.

Interaja no comentário fixo

Você já percebeu que geralmente tem um comentário fixo meu? Porque muita gente dá play no vídeo e desce direto para a seção de comentários. É ou não é? Vai me dizer que você nunca dá uma espiadinha nos comentários dos vídeos que você está assistindo? Comenta aqui embaixo!
 
No comentário fixo você pode explorar muita coisa, dá pra você fazer uma observação do vídeo, você pode reforçar a pergunta que você fez no CTA, você pode comentar alguma coisa do vídeo como uma situação engraçada, essa é a que eu mais faço.
 
Você pode colocar um link de algum parceiro comercial que está apoiando o canal ou apoiando aquele vídeo e você pode até fixar o comentário de algum usuário que deixou uma mensagem legal. São muitas possibilidades.
 
Agora vamos pra descoberta da semana dessa parada dos comentários.
 
Essa semana eu descobri através do Joba, que pra quem não conhece é um cara que tem um conteúdo excelente sobre marketing digital, que:

Comentários ajudam no SEO

Sim, e ele chamou a atenção pra uma situação muito louca no YouTube.
 
Ele fez uma pesquisa colocando uma música + nome da cantora que ele queria ouvir interpretando aquela música. E no primeiro resultado apareceu um vídeo. Beleza, ele entrou.
 
Assistindo ao vídeo ele percebe que a cantora realmente está nele, mas ela não cantou em nenhum momento da música, e ele ficou intrigado com isso. E ficou pensando “Porque o algoritmo ranqueou esse vídeo? Sendo que não tem o nome dela no título, nem na descrição e nem nas tags?”
 
Aí ele desceu e viu um monte de gente comentando o nome dela, porque são fãs e reconheceram ela no vídeo, e nisso o algoritmo do YouTube pegou essa informação e usou como fator de ranqueamento.
 
Olha que inteligência, YouTube, meus parabéns! Porque provavelmente, essa cantora não tem vídeo cantando a música, o algoritmo mandou o mais próximo disso. E olha, que eu já tinha te falado da importância dos comentários lá texto sobre roteiro ein!

Espero que eu tenha te convencido da importância de ganhar mais comentários para melhorar seu engajamento. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *