Como manter seus inscritos assistindo a mais vídeos do seu canal

O desejo de todo criador de conteúdo é que os espectadores que chegam para ver seus vídeos continue assistindo a outros vídeos do canal. Mas acredite, as vezes você quer isso, mas nem se tocou que talvez você mesmo esteja atrapalhando isso de acontecer.

Como?

Hoje vou te ensinar como deixar seus inscritos assistindo a mais vídeos do seu canal.

Eu encontrei um canal aqui no YouTube muito legal, comecei a assistir ao vídeo e em determinado momento o criador mencionou um outro vídeo dele que eu achei muito interessante.

Na hora eu pensei: “Depois desse, eu vou assistir a aquele outro”

Quando terminou, desci para ver a descrição, e cadê o outro vídeo? Eu fiquei tão curioso pra assistir, que fui até o canal, cliquei em vídeos, fui na barra de busca e pesquisei.

Mas quantos dos seus espectadores fazem isso? Quase ninguém.

É esse tipo de erro que quero te alertar e te ensinar a corrigir.

Porque quando um usuário continua no seu canal, assistindo vários vídeos, ele está dizendo para o YouTube o quão relevante é aquele canal. Então cabe a você facilitar ao máximo o clique do usuário no seu próximo vídeo.

Este método eu chamo de Labirinto de Vídeos, pode onde o usuário for, terá pelo menos alguma indicação de outro vídeo seu.

Links

Qualquer vídeo seu que você mencionar, você deve incluir o link na descrição.

Isso vai facilitar demais o espectador que ficou curioso para assistir seu próximo conteúdo, só basta ele clicar no link e ir para um novo vídeo do seu canal.

E como você deve fazer isso? Não existe uma regra, mas o que eu gosto de fazer é separar um paragrafo na minha descrição e colocar todos os vídeos mencionados, primeiro o título e depois o link.

Dereck, mas eu sei de um truque, escrever: “Vídeo misterioso” ou “Não clique aqui” e colocar o link.

Pode até dar certo, você vai ganhar o clique, mas e se o seu vídeo misterioso for um assunto que a pessoa não goste? Ela vai clicar, assistir 5 segundos e sair. Você ganhou o clique mas atrapalhou a retenção do seu vídeo, uma das métricas mais importantes aqui no YouTube.

Mas calma que esse truque não funciona para indicar outros vídeos, por causa do tempo de exibição, mas se você quiser usar como o link de inscrição do seu canal ou mandando para seu site, suas redes sociais, etc, está tudo bem.

Cards ou Cartões

Os cartões são essas tarjas que aparecem aqui no canto direito do vídeo. Você precisa ter no seu vídeo pelo menos 1 card. Porque eu digo isso?

Temos duas situações:

A situação 1 é que você fez seu roteiro bonitinho e encaixou uma menção a outro vídeo seu. No momento exato que você falar desse vídeo, você vai inserir um card, e pode até apontar pra ele, eu gosto de apontar. Tem até um vídeo aqui no canal que eu apontei errado, se você achar depois esse vídeo comenta lá.

E como que irei encaixar o momento de falar de outro vídeo no que eu estiver fazendo? É pra isso que você precisa de um roteiro.

Nessa situação, se você puder encaixar a hora que você fala do outro vídeo mais pro final do vídeo, melhor ainda, mas se não tiver como está ótimo. Tem um vídeo aqui que logo nos primeiros minutos já tem card, mas é que aquela informação precisava ser dada no início, ai não tem como fugir.

Porque mais pro final? Ai que entramos na situação 2

Na situação 2 não tem nenhuma menção de vídeo, então o que você faz, escolhe um vídeo que você acha que tem relação com o atual, e coloca entre os 20% finais do seu vídeo. Que ai, quando seu vídeo estiver próximo do fim, é quando a pessoa está está mais preparada para clicar em outro, se seu card aparecer e ela se interessar no vídeo, melhor pra você, foi assistir a um outro vídeo seu.

O perigo de se colocar o card no início é que caso seu outro vídeo for muito interessante, a pessoa pode querer sair logo e vai atrapalhar a retenção do vídeo atual.

Telas finais

Essa é uma ferramenta muito boa e tem uma estratégia que eu vou te ensinar aqui como que eu faço.

Você já reparou que assim que termina um vídeo, o YouTube mostra 9 a 12 miniaturas pra você continuar assistindo?

Mas já reparou também que nem todas ali são do seu canal?

Para amenizar isso, o YouTube concedeu ao dono do canal 20 segundos para que você possa sugerir alguma ação ao seu espectador.

As opções são:

  • Vídeo;
  • Playlist;
  • Botão de inscreva-se;
  • Outro canal;
  • Link externo (caso você seja do programa de parcerias).

Você pode colocar vários elementos, desde que caiba no espaço que eles reservam. Mas eu gosto de usar ou um único vídeo ou uma única playlist e ou te explicar o porquê.

Existe um estudo chamado “Quando escolher é desmotivante” dos pesquisadores Sheena Iyengar e Mark Lepper que eles testaram uma uma loja os efeitos das opções de geleias.

Calma que você vai entender.

Tinha dias que no balcão tinham 24 sabores e outros dias somente 6 sabores. Nos dias com 24 sabores as pessoas se interessavam mais a chegar no balcão, mas na hora de comprar, apenas 2,8% levavam a geleia. Nos dias com 6 sabores, menos gente parava pra olhar e degustar, mas a taxa de compra foi de 29%.

Por que?

Nosso cérebro não é programado para focar em diferentes direções ao mesmo tempo e quando você apresenta várias opções, nós começamos a comparar todas elas o pode prejudicar nosso poder de decisão.

Ainda mais no caso do YouTube que você tem apenas 20 segundos, se você coloca 4 vídeos e mais um botão, é capaz do espectador não clicar em nenhum porque ele nem conseguiu se decidir ainda.

Então eu coloco somente 1 vídeo, é a única opção que o espectador tem.

Dereck, já vi você colocando duas telas finais.

Verdade, eu coloco dois quando os vídeos são uma continuação um do outro. Mas porque eu não coloco só um vídeo? O que é a continuação.

É ai que vem o pulo do gato! Me acompanhe.

Lá na tela final, na opção vídeo temos mais 3 opções:

  • Vídeo mais recente, dispensa explicações, vai aparecer o último vídeo do seu canal;
  • Vídeo específico, você escolhe manualmente o vídeo que quer destacar;
  • Melhor para o Espectador. É aqui que mora o Ouro.

No texto de Algoritmo do YouTube eu te falei que o YouTube conhece os usuários, tanto que a maioria das visualizações vem da página inicial, que é organizada diferente para cada um baseado na sua atividade e no que você gosta.

Então porque não deixar o YouTube, que sabe o que está fazendo, indicar o próximo vídeo?

Então quando é um vídeo sem continuação, eu deixo uma tela final: Vídeo: melhor para o espectador. Quando tem uma continuação, deixo duas: o vídeo de continuação ou a playlist e de novo o melhor para o espectador.

Porque agora sim está criado o Labirinto de vídeos para manter meus inscritos assistindo a mais vídeos do meu canal.

Se eu escolher manualmente todas as telas finais, vai ter uma hora que você vai ver a tela de um vídeo que você já assistiu.

Mas o YouTube provavelmente vai ter mostrar vídeos meus que você ainda não viu, e está mais propenso a ver.

Mesmo que você assista de novo a um mesmo vídeo, a tela final vai mudar, agora o YouTube vai recomendar um outro vídeo, ele já sabe os vídeos do meu canal que você já assistiu.

Ou seja sempre terá um vídeo novo pra você clicar.

É claro que se você maratonou meu canal, e viu todos meus vídeos, considere que você já escapou do meu labirinto.

Você já escapou? comenta aqui embaixo. Agora mão na massa, crie seu próprio labirinto, e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *