Ganhar Visualizações Mais Rápido: Hype e Timming

Você sabia que existe uma forma de ganhar visualizações mais rápido mesmo com seu canal seu novo e tendo pouquíssimos inscritos? Essa forma existe sim! E não é um bicho de sete cabeças que você está imaginando ai não.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Você já deve ter escutado que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo certo? Ou seja, as pessoas já buscam muita coisa por aqui. Mas o que acontece nos dias normais é que cada pessoa está buscando um assunto diferente.

Maria está buscando dicas de como deixar a bike dela turbinada, o Gabriel está buscando como fazer pão de queijo gourmet e por aí vai. Mas existem períodos, que Maria e Gabriel, irão estar buscando exatamente a mesma coisa.

Como assim Dereck? Explica isso aí! Isso é o Hype!

Nunca ouviu falar? Calma que eu vou te explicar o que é, como usar para criar vídeos no YouTube e te falar onde encontrar esses assuntos para gerar visualizações mais rápido no seu canal do YouTube

O que é o Hype?

Catei uma de definição daqui da internet: “Hype é um assunto que está dando o que falar, é algo que está na moda e que é comentado por todo mundo.” Resumindo: É o assunto do momento, o assunto em alta.

Aqui você já entendeu o que eu quis dizer que Maria e Gabriel estão pesquisando a mesma coisa certo? Porque é o assunto do momento, não é só os dois que estão comentando e pesquisando sobre isso, todo mundo está.

Existem 2 tipos de hypes, os Hypes Surpresas e os Hypes Datados

Hype Surpresa

São aqueles que não temos como prever. Sabe aquela notícia bombástica que fez todo mundo ficar comentando em todos os lugares? Então, é um ótimo exemplo.

Hype Datado

São os assuntos que já tem data pra acontecer ou você sabe que está chegando. Um bom exemplo são as datas comemorativas como natal e dia das crianças, etc. Mas não só essas com datas definidas, existem também os lançamentos de filmes, de videoclipes, novidades do seu nicho e etc.

Como ter visualizações mais rápido com o Hype?

O objetivo principal dos conteúdos que se aproveitam do hype é: Atrair pessoas novas para o seu canal. Como é um assunto que está sendo muito procurado, tem uma alta demanda, seus vídeos nesse assunto tem uma boa chance de ganhar visualizações. Você provavelmente ganhará views de muitas pessoas que nunca tinham visto seu canal antes e agora estão tendo a chance de conhecer seu conteúdo.

Mas para essa estratégia dar certo você precisa se atentar a duas coisas: a primeira é o

Timing certo

Você precisa aproveitar o momento certo do assunto em alta. Se for um assunto surpresa, seu planejamento de canal precisa prever que esse vídeo possa vir a “furar a fila”. Eu comentei por alto sobre isso lá no texto de planejamento de canal.

Porque não vai adiantar muita coisa se você pegar o final do período, o ideal mesmo é que você seja um dos primeiros a produzir aquele conteúdo, porque pensa na situação:

O assunto do momento é um meteoro que vai passar muito próximo da terra, se o seu canal for um dos primeiros a postar um vídeo relacionado a isso, o algoritmo do YouTube não vai ter como fugir de você, ele vai se sentir obrigado a mostrar seu vídeo para quem está procurando. O algoritmo sempre tenta suprir as demandas dos usuários, se tiver poucos conteúdos sobre o assunto e seu canal tiver um vídeo sobre aquilo, o YouTube vai recomendar o seu.

Por isso que para essa estratégia você não precisa nem ter muita audiência.

Se for um hype surpresa, ele tem prioridade, você terá que se esforçar para conseguir entregar o conteúdo o mais rápido possível. Se for um hype datado você precisa então encaixa-lo no seu planejamento. Dependendo do assunto, se for data comemorativa, você consegue encaixar perfeitamente no início da curva onde as pessoas começam a buscar, vou mostrar daqui a pouco esse gráfico.

a segunda coisa é:

Hype que tenha a ver com seu nicho

Nós queremos trazer pessoas novas para o canal, mas não pessoas aleatórias, eu já mostrei como isso pode ser um problema no texto da semana passada: Muitos Inscritos e Poucas Visualizações, nós queremos trazer uma audiência de qualidade, que goste dos assuntos dos nossos vídeos. Então só produza vídeos de conteúdo em alta caso você consiga inserir o contexto do seu canal dentro do tema. Caso contrário, descarte o assunto e segue seu planejamento.

Então com esses dois fatores alinhados, você pode levar pro seu canal aquele vídeo de react de uma música que acabou de ser lançada, pode comentar episódios da série que está bombando na internet, pode trazer informações de um novo serviço de streaming que está surgindo, etc. E com isso, seu canal no YouTube terá visualizações mais rápido.

Como encontrar assuntos em alta

Sites de notícias

Fique ligado o que está sendo veiculado na mídia, você pode ter várias ideias de vídeos assim. Os assuntos em alta quase sempre aparecem dessa forma.

Twitter

O Twitter é um excelente termômetro para você saber o que as pessoas estão comentando. Use a aba de trending topics, marque a opção Brasil (pra mostrar informações do pais todo) e veja se não tem algum tópico que você possa trazer para o seu canal.

Aba em Alta do YouTube

Passe pelo menos uma vez por dia na aba em alta do YouTube pra checar qual o assunto do momento, quais os vídeos que estão fazendo mais sucesso.

Sites especializados do seu nicho

As vezes a grande mídia tradicional não faz uma cobertura sobre o seu nicho, então você pode se informar por sites especializados sobre aquele tema, anotar as novidades que estão surgindo e anotar as previsões de lançamentos também.

Google trends

No quesito hype o Google trends é mais voltado para datas comemorativas, pois ele consegue analisar um histórico de buscas e demanda por cada termo. Assista ao vídeo a partir do minuto 6:37 para ver o exemplo.  Se cabe no seu nicho isso, exemplo um canal de faça você mesmo ou artesanatos, faça essa pesquisa para as outras datas comemorativas.

Tem inscrito no canal que já está tem resultados com essa técnica para ganhar visualizações mais rápido. Espero ter te ajudado e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *