Os 7 maiores Erros que YouTubers Iniciantes fazem

Eu fico passeando pelo YouTube fuçando vários canais. Nessas navegadas pelo YouTube eu me deparo com alguns erros que com certeza atrapalham quem está começando.

No vídeo de hoje, vou te falar os 7 maiores erros que o YouTubers Iniciantes fazem e ainda vou fazer mais, te falar como parar de cometer esses erros.

Esses erros são fáceis de identificar, mas as vezes você não percebeu ainda, mas assim que eu te contar um a um, sua ficha com certeza vai cair: “Nossa, esse erro eu faço”.

Vai contando ai e no final comenta seu placar, quantos erros você vai deixar de fazer a partir desse vídeo.

Só para deixar claro, eu não estou dizendo que você nunca vai cometer erros, todo mundo comete erros e todos nós continuaremos cometendo, mas faça erros novos, e não esses que já foram comprovados que atrapalham o seu canal no YouTube.

Erro 1 - Ter um canal de tudo

Quando a pessoa está pensando em criar um canal, muita gente tem essa brilhante ideia: “Vou falar de tudo, porque dessa forma eu vou ter conteúdo para todos e assim terei muitos inscritos.”

Na verdade não é bem assim, no texto: Temas para canal no YouTube: Como escolher o seu! que eu ajudo você a escolher o tema para o seu canal eu já tinha dito a frase que:

“Quem tenta falar com todo mundo, acaba falando com ninguém.”

E é assim mesmo que acontece.

Você cria seu canal e começa a falar sobre cultura geek. Vamos dizer que você teve ai no seus primeiros dias 10 inscritos. No mês seguinte você começa a postar sobre tutorial para celulares. Com toda certeza não são seus 10 inscritos que irão se interessar também por isso. Pode ser que algum cancele a inscrição, afinal ele não quer saber de tutoriais, ele se inscreveu por causa dos vídeos de cultura geek.

Quer um exercício bom para o seu canal? Você consegue resumir sobre o que é seu canal em apenas uma frase simples?

Erro 2 - Ficar obcecado pelos números

Você fica tão focado em ganhar visualizações e inscritos, que acaba esquecendo o produto principal do YouTube, que é fazer vídeos.

Então você cria seu primeiro vídeo, sobe para plataforma. E começa seu stress: “Não tem visualização”, “Não ganho nenhum inscrito”, “O YouTube está me boicotando”.

Calma, é assim mesmo! Pensa comigo, seu canal é recente, o YouTube não te conhece, você acha que o Google ia correr o risco de sair indicando seu canal pra todo mundo sem saber mais sobre você? Foque no seus vídeos, relaxe, dê tempo para que o Algoritmo do YouTube conheça seu conteúdo e veja que você vale a pena ser divulgado.

Se você criar vídeos que as pessoas gostem, o YouTube vai gostar de você também.

Ficar atualizando seu navegador de minuto em minuto vendo se ganhou algum novo inscrito ou uma nova visualização só irá te deixar mais ansioso, gaste essa energia pensando em novos conteúdos para o seu canal.

Erro 3 - Ignorar a thumbnail

Tem muita gente ignorando isso. Mas não quero que você seja um deles.

A miniatura personalizada é o principal ponto para atrair cliques, os usuários do YouTube sempre irão primeiro ver a miniatura e só depois ler o título.

Na verdade alguns nem leem o título, já clicam direto na miniatura. Então porque você está ignorando a sua miniatura?

Erro 4 - Começar eufórico e largar depois

Você começou seu canal hoje e já está naquele ritmo frenético de postagem, 2 vídeos por dia, produzindo conteúdo igual hollywood sem parar. Cuidado com isso, o primeiro mês do canal é realmente o mais animado, você acha que vai revolucionar a plataforma e se tornar um grande YouTuber, depois nas próximas semanas começa a bater aquele desânimo, porque você viu que para crescer aqui não é uma corrida de velocidade e sim uma maratona. Ter um canal no YouTube é meta de médio e longo prazo.

Não gaste tudo que você tem no início, você precisa se poupar para os próximos meses que irão chegar. Ao invés de postar 15 vídeos no mês, porque não postou 1 vídeo por semana e já garantiu aí 15 semanas de conteúdo, mantendo assim sua consistência ao invés de agora deixar o canal sem vídeos novos.

A consistência é muito importante no YouTube, eu comentei antes no texto para ganhar inscrições que você ganha um novo inscrito pela promessa que você faz de seus novos vídeos. Se um espectador chega no seu vídeo e percebe que você está meses sem postar, por que ele irá se inscrever?

Você poderia ter validado vídeo a vídeo, vendo o que deu certo e que não deu. E com o tempo você irá se tornar cada vez melhor e mais experiente, deixando melhor ainda seu conteúdo.

Eu vi esses dias esse comentário:

“Assim que eu bater 200 inscritos, eu inauguro meu canal.”

Eu comentei embaixo:

“Não é assim não, você tem que inverter esse pensamento, é começar seu canal para depois conquistar inscritos.”

Erro 5 - Não responder seus inscritos

Você cria seu vídeo, o YouTube mostra para os usuários, começam a chegar visualizações, começa a subir o seu número de inscritos, e um deles deixa um comentário pra você.

Porque você não respondeu? Eu entendo canal grande fazer isso, mas canal pequeno não pode se dar a esse luxo. Tire um tempo do seu dia e responda os comentários que deixarem nos seus vídeos. O YouTube tem uma ferramenta que mostra só os comentários não respondidos pra isso mesmo, pra você não deixar ninguém sem resposta.

Você precisa conquistar sua audiência, e deixando eles no vácuo está longe de ser a melhor forma disso. Encante seu público, interaja com eles para que eles comecem a gostar mais de você.

É nos comentários que irão surgir também novas ideias para vídeos, fique de olho no que seus inscritos estão falando sobre seu conteúdo.

Erro 6 - Não participar da plataforma

Quando você é um novo YouTuber, ninguém te conhece, ninguém sabe sobre o que você fala.

Vá em outros canais. Participe dos vídeos, faça comentários legais sobre o conteúdo que você está assistindo, responda comentários que você saiba a resposta, interaja com a comunidade de usuários.

Encontre YouTubers pequenos que falam sobre o mesmo assunto que você, interaja nos canais deles, faça amizades. Mas cuidado para não forçar a barra e ser o chato da galera, o que entra no nosso próximo erro:

Erro 7 - Troca de Inscritos e Spam nos comentários

Não sei qual seu nicho, mas no nicho que fala do YouTube em si é um festival de pedidos de troca de inscritos.

Deixa eu te contar uma coisa: isso não leva a nada, seu canal nunca será grande trocando inscritos.

Você está enchendo o seu contador de pessoas que não ligam para o seu conteúdo, essas pessoas não irão assistir seus vídeos. Ai depois você chega nos seus 1000 inscritos mas em visualizações está muito baixo, em horas assistidas mais baixo ainda, porque esses 1000 a maioria não quer saber do seu conteúdo, simplesmente se inscreveu por se inscrever. E no futuro pode ter certeza, irão retirar a inscrição.

Quando ler o comentário: “Vamos nos ajudar, sou um YouTuber pequeno”, etc. Já saiba que essa pessoa está gastando energia no lugar errado, ao invés de pensar em vídeos mais legais para trazer pro canal, está gastando tempo a toa com algo que não levará a nada.

Espero ter te ajudado e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *