Como Divulgar Canal do YouTube e Ganhar Visualizações

Você acabou de criar seu canal e a mão está coçando pra você divulgar por toda a internet. Calma lá! Cuidado pra não fazer da forma errada! Hoje vou te ensinar como divulgar seu canal no YouTube e conseguir mais inscritos. Tem uma que eu fiz, mas não deu muito bom, vou te contar no final.

Uma pergunta que as vezes muitas pessoas ficam em dúvida é: Devo divulgar meu canal no YouTube? A resposta é simples, SIM! Pelo menos no início! Pelo simples motivo de que você acabou de chegar na plataforma, é como chegar em um bairro novo, quem te conhece?

Ao contrário daquilo que a gente vê nos filmes, quando um morador novo chega no bairro, que as pessoas chegam com uma torta pra dar boas vindas, aqui no YouTube um canal novo está mais pra aquela caixa de mudança que esqueceram de escrever o que tem dentro no rótulo. Ninguém sabe do que se trata.

Então pelo menos nesse início de canal, nós devemos sim divulgar nosso conteúdo para aumentar o nosso alcance, já que o algoritmo ainda não nos conhece, e ainda não está sugerindo nossos vídeos.

Então vamos a dicas, a primeira dica é mais estrutural:

Prepare seu cartão de visita

Calma! Não é pra você fazer um cartãozinho e espalhar pro pessoal não. O Cartão de visitas de um canal no YouTube são basicamente dois:

Sua foto de perfil e nome do seu canal

Sua foto de perfil é essa que fica na bolinha, ela vai do lado de todos os comentários que você faz na plataforma. Na foto você pode colocar o logo do seu canal, ou sua foto bem simpática para gerar ainda mais ligação com o público, geralmente pessoas gostam de interagir com pessoas, então se couber no seu canal coloque sua própria foto, igual a minha aqui.

E o nome do seu canal eu aconselho você a fazer da seguinte forma:

Nome do Canal + O assunto que você aborda

Igual é o meu aqui de novo, por exemplo, Rush Creators – Dicas para YouTubers

Isso ajuda já na identificação sobre seu assunto quando a gente tiver aplicando as próximas dicas. Quando seu canal tiver maior, você pode deixar só seu nome mesmo.

Seu próprio canal

Afinal as pessoas na curiosidade irão entrar nele, você precisa estar com ele bem bonito para receber. Com isso eu te garanto que você vai aumentar a chance das pessoas quererem se inscrever.

Tem post aqui que eu ensino a personalizar sua página inicial, deixando ela mais profissional e mais bonita, nesse mesmo vídeo eu ensino a fazer o trailer do canal com um roteiro pra você seguir.

Com seu cartão de visitas pronto, agora sim vamos Divulgar Canal do YouTube de forma prática! Lembra o que eu disse do canal pequeno ser o novato do bairro?

Interaja com as pessoas

Essa é a dica mais simples que você pode colocar em prática agora, você já fica aqui pelo YouTube certo? Então, quando você gostar de um vídeo, ao invés de só curtir, agora você vai também comentar. Não é pra ficar fazendo spam, nada de copiar e colar o mesmo comentário, nem ficar pedindo para se inscreverem, você vai comentar algo sobre o que você viu.

Se foi um vídeo sobre, exemplo, comprar aquário, mesmo que não tenha nada a ver com seu nicho, você deixa um comentário sobre o vídeo,você está interagindo com os outros usuários, pode ser que algum dia alguém veja seu comentário e se interesse, afinal, o assunto do seu canal está do lado do seu nome.

Mas não precisa forçar a barra, não é para ficar na cara que seu objetivo é divulgar canal do YouTube, continue seus hábitos de ver vídeo normalmente, mas agora você vai lembrar de deixar um comentário.

Usar outras redes sociais

Você já usa Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, será que em algum desses lugares existe público para você fazer a divulgação do seu canal? Com certeza tem! Mas a gente aqui precisa ter um pouco mais de cuidado.

Se você está começando agora no YouTube, mas nas outras redes você já tem um público maior e com o mesmo nicho do seu canal aqui. Sinal verde, vá em frente e divulga!

Agora se nas outras suas redes você só tem mesmo amigos e familiares e seu nicho aqui no YouTube não tem nada a ver com eles. Aí você tem um pequeno problema. Sabe por que? Porque mesmo que um deles entre no seu canal, talvez assistam a um vídeo ou dois na curiosidade, se inscrevem pra te ajudar, mas e aí? Irão acompanhar seu conteúdo? Talvez não. Então se você se encontrou nesse caso, você pode partir pra essa outra estratégia aqui:

Grupos sobre o seu nicho de canal

Você pode participar de grupos dentro do tema do seu canal. Por exemplo, vamos dizer que você fala para Mamães de primeira viagem. Você pode procurar grupos que falam desse assunto.

Mas não vai chegar no grupo e postar seu link não, participe das conversas. Veja o assunto das discussões, se tiver algum vídeo seu que agregue ao conteúdo, faça uma resposta e coloque seu vídeo também como complemento.

Aliás se você ficar atento, nesse mesmo grupo irão surgir várias ideias para novos vídeos seus, lembra do quadro de ideias que falei? abre seu aplicativo ai e já começa anotar. Se você achar o grupo certo, bem alinhado com o que você fala, você vai ter um espaço para divulgar e ainda se abastecer de ideias, olha que máximo!

outro lugar top são:

Grupos de divulgação (Só que não!)

Só que não né gente, grupos de divulgação o pessoal só está ali pra se divulgar, é quase uma troca de inscritos, você posta seu link, um pessoal diz que se inscreve caso você se inscreva no deles, é uma estratégia muito ruim. Fora a choradeira que é lá depois de gente dizendo que está perdendo inscritos.

O mesmo vale para lives de divulgação, eu sinceramente não entendo o motivo das pessoas irem nas lives e ficar postando o link do canal. Primeiro que são canais bastante aleatórios, segundo que o chat passa tão rápido que dá nem pra ver o que foi escrito. Ou seja, péssima forma de Divulgar Canal do YouTube.

E garanto que é mais gente postando o link do que gente clicando pra conhecer o canal dos outros. Eu duvido mesmo que isso dê certo.

Top comentários

O YouTube exibe comentários de duas formas, os mais recentes primeiro ou os principais comentários primeiro.

A estratégia de top comentários é conseguir emplacar seu comentário com muitas curtidas em vídeos de canais bem maiores que o seu, mas que falam do mesmo tema.

Dá pra fazer isso Dereck? Olha, dá sim, mas não é muito fácil, não quero enganar você.

O que eu fazia? Colocava meu despertador para tocar 5 minutos antes do horário daquele canal grande soltar um vídeo, assim que ele soltava eu assistia o vídeo na velocidade 2x, e fazia um comentário pertinente ao conteúdo do vídeo, acrescentava uma curiosidade, dava minha opinião, etc, ou seja agregava valor ao conteúdo. Até ai beleza né?

Mas acontece que muitos usuários comentam antes mesmo de assistir, então, dependendo do canal e do tamanho do vídeo, quando eu fosse fazer meu comentário mega elaborado, já tinha um monte de gente postando coisas aleatórias, ai fica bem mais difícil de conseguir posicionar meu comentário como principal. Mas das vezes que consegui, se mostrou uma ótima forma de divulgar canal do YouTube.

Mas se você não consegue emplacar o comentário como top, a próxima dica pode te ajudar

Responder dúvidas nos comentários

Dependendo do tamanho do canal, o criador não consegue dar conta de todas as dúvidas que surgem, então a gente vai lá e “ajuda ele”, na verdade estamos mais nos ajudando, mas de certa forma ajuda ele também.

Pra não pegar mal, e o dono do canal também não achar ruim, eu nunca vou no vídeo mais recente, sempre dou uma olhada nos vídeos que já passaram, que provavelmente ele não deve responder as perguntas de lá. Eu também tento não responder muitas no mesmo vídeo.

E qual a estratégia? Um seguidor tem uma dúvida. Você responde da melhor maneira possível, você em que dominar o assunto e mostrar que entende. Ai você faz seu textão e ajuda a pessoa. Quando ela for ler sua resposta, ela vai ver o que? O nome do seu canal + o assunto que você fala, e pode ser que ela se sinta tentada a te fuçar, ai então entra em prática nosso outro cartão de visita, que é deixar o canal bem organizado para receber os futuros inscritos. Nessa estratégia você está impactando pessoas que realmente tem interesse no assunto que você fala.

Agora vamos falar do que fiz e que não deu um resultado muito bom.

Anúncios no YouTube​

Talvez você até já deva ter pesquisado sobre como anunciar seus vídeos para que seu canal cresça mais rápido. Se não, avalie primeiro meu teste antes de continuar nessa estratégia.

Eu fiz uma campanha de display para um vídeo meu, olha essas métricas:

Gráficos no vídeo no tempo 8:51

Na Campanha que fiz, eu tive 225 visualizações, sabe o tempo médio que essas pessoas assistiram ao meu vídeo? 58 segundos, extremamente baixo, da 11,5%. Sabe quantos inscritos eu tive? Dois. E nisso eu gastei dinheiro, acho que R$ 25,00 não lembro ao certo.

Depois desse teste, eu deixei o vídeo rolar organicamente peguei as métricas mais recentes, tentei chegar ao mesmo número de visualizações mas não deu, ficou abaixo, mas vamos lá:

Organicamente nos últimos meses este mesmo vídeo teve 209 visualizações. O tempo médio que as pessoas ficavam no meu vídeo subiu para 3 minutos e 14 segundos, dando 38,2% e mesmo com menos views, sabe quantos inscritos eu tive? Oito.

Ou seja, não tem caminho fácil, dá pra crescer no YouTube pagando? Com certeza sim, mas quanto você terá que desembolsar pra isso acontecer? E te digo mais, este tempo de exibição gerado através da publicidade não conta pras 4mil horas do programa de parceria. Então você pagará para crescer inscritos, depois terá que correr atrás das horas assistidas.

Antes que venham me atacar, não estou dizendo que publicidade não dá certo, estou dizendo que ela tem objetivos específicos, se você for anunciar para quem já te conhece, oferecendo seus produtos e serviços, é só fazer direito, com estratégia que funciona bem demais. Pedro Jedi Sobral está ai ensinando várias e várias técnicas.

Agora pra você que está começando um canal e quer fazer ele crescer. Investir em publicidade agora não é o melhor caminho. Melhor mesmo é aplicar o que estou ensinando aqui na Rush para crescer no YouTube, demora um pouco mais? Sim! mas vamos chegar lá.

Talvez você até já deva ter pesquisado sobre como anunciar seus vídeos para que seu canal cresça mais rápido. Se não, avalie primeiro meu teste antes de continuar nessa estratégia.

Eu fiz uma campanha de display para um vídeo meu, olha essas métricas:

Gráficos no vídeo no tempo 8:51

Na Campanha que fiz, eu tive 225 visualizações, sabe o tempo médio que essas pessoas assistiram ao meu vídeo? 58 segundos, extremamente baixo, da 11,5%. Sabe quantos inscritos eu tive? Dois. E nisso eu gastei dinheiro, acho que R$ 25,00 não lembro ao certo.

Depois desse teste, eu deixei o vídeo rolar organicamente peguei as métricas mais recentes, tentei chegar ao mesmo número de visualizações mas não deu, ficou abaixo, mas vamos lá:

Organicamente nos últimos meses este mesmo vídeo teve 209 visualizações. O tempo médio que as pessoas ficavam no meu vídeo subiu para 3 minutos e 14 segundos, dando 38,2% e mesmo com menos views, sabe quantos inscritos eu tive? Oito.

duração da visualização duração da visualização
retenção do vídeo retenção do vídeo
ganho de inscritos ganho de inscritos
número de visualizações número de visualizações

Ou seja, não tem caminho fácil, dá pra crescer no YouTube pagando? Com certeza sim, mas quanto você terá que desembolsar pra isso acontecer? E te digo mais, este tempo de exibição gerado através da publicidade não conta pras 4mil horas do programa de parceria. Então você pagará para crescer inscritos, depois terá que correr atrás das horas assistidas.

Antes que venham me atacar, não estou dizendo que publicidade não dá certo, estou dizendo que ela tem objetivos específicos, se você for anunciar para quem já te conhece, oferecendo seus produtos e serviços, é só fazer direito, com estratégia que funciona bem demais. Pedro Jedi Sobral está ai ensinando várias e várias técnicas.

Agora pra você que está começando um canal e quer fazer ele crescer. Investir em publicidade agora não é o melhor caminho. Melhor mesmo é aplicar o que estou ensinando aqui na Rush para crescer no YouTube, demora um pouco mais? Sim! mas vamos chegar lá.

Enfim, espero ter ajudado você a Como Divulgar Canal do YouTube, e se quiser saber de mais dicas para crescer seu canal, entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *