Como Crescer um Canal no YouTube mesmo com Zero Inscritos

O fato de um novo canal não crescer é uma das maiores queixas dos YouTubers iniciantes, é sua queixa também? Saiba que você com certeza não está só. Mas será que você está fazendo todo o passo a passo correto para crescer seu canal no YouTube?

Vou te ensinar o caminho.

Você está nesse mesmo dilema? Não consegue fazer seu canal crescer? Mas onde você está errando? As vezes você está vacilando somente em um dos passos, e isso atrapalha todo o processo de crescimento do seu canal.

Antes deixa eu te falar de algo aqui, em nenhum momento estou te prometendo crescer rápido, crescer rápido tem outras variáveis, a maioria das vezes, variáveis externas, que eu vou falar em outro vídeo, se inscreve pra não perder, hoje eu vou falar pra gente, 99,7% (tá, eu inventei esse número) que somos YouTubers iniciantes, como vamos crescer aqui no YouTube.

Eu dividi em 4 pilares, e como eu gosto de fazer um conteúdo bem completo, você vai sair desse vídeo entendendo todos os mecanismo, vai conseguir identificar onde está seu ponto fraco e focar pra melhora-lo. Não vai nem precisar de uma analise de canal. Que eu vejo alguns pedindo.

Eu vou te mostrar agora o chamado Ciclo de Crescimento de um canal no YouTube. E funciona mesmo que você ainda não tenha nenhum inscrito e nenhuma visualização.

O primeiro pilar, que é onde se cria um ciclo é o ato de:

Postar um vídeo

Toda vez que você posta um vídeo, um ciclo do YouTube é criado. O algoritmo vai analisar seu vídeo e começar a fazer pequenos testes.O que são esses testes? Ele vai começar a mostrar seu vídeo para alguns usuários.

Dereck, acho que você está mentindo, o YouTube não mostra meu vídeo para ninguém.

Na verdade, mostra sim, da uma olhada no Analytics do seu vídeo, e veja quantas Impressões ele teve. Cada impressão é uma vez que o YouTube mostrou seu vídeo para alguém. Quando você está começando aqui na plataforma muito provavelmente esse número é até maior que o seu número de inscritos, dá uma olha ai.

E como posso aumentar esses Impressões?

Uma dica para você potencializar as impressões é fazer vídeos que comumente seu público está buscando. Pois assim você vai poder contar também com o mecanismo de busca da plataforma, seu vídeo pode ficar posicionado no ranking de pesquisas, aumentando assim as impressões que você terá, pois os usuários estão buscando pelo seu conteúdo.

E para achar esses termos mais buscados, temos uma ótima opção que é o próprio autocompletar do YouTube, ele sempre vai mostrar as frases mais relevantes do que as pessoas estão pesquisando.

Tenha sempre em mente o seguinte: O conteúdo que você produz tem que ser baseado no que a sua audiência quer e não sobre o que você quer, então nem preciso te dizer, quando você está começando, nada de vídeos: “50 fatos sobre mim” ou “Minha rotina diária” etc. Crie vídeos de conteúdo mais buscados para sua futura audiência.

Atenção! Não faça conteúdo que estejam só por estarem em alta, você precisa ter paixão naquilo que você vai ensinar ou criar, esses temas pesquisados que eu disse precisam estar primeiro dentro do nicho ou tema do seu canal. Não saia da linha editorial do seu canal baseado nas buscas, você precisa encontrar termos buscados dentro do assunto que você já produz ou vai começar a produzir, fique sempre dentro do seu tema, isso no longo prazo vai te trazer muito mais benefício.

Agora que seu vídeo está sendo espalhado pelo YouTube, precisamos fazer nosso trabalho. É aí que entra o segundo pilar do ciclo de crescimento:

CTR (Click Through Rate)

O YouTube faz a função dele, mostrar para as pessoas e nós temos que nos esforçar para que essas pessoas sintam vontade entrar no nosso vídeo.A gente ativa essa curiosidade ou vontade no usuário através da nossa miniatura personalizada (thumbnail) e com o nosso título.

Então precisamos criar miniaturas e títulos atraentes. Por que?

As pessoas não te conhecem ainda, então você tem que chamar atenção delas. Como você não tem inscritos, sua maior preocupação é agradar quem ainda não tem ideia de quem você é. Então você precisa caprichar nesses dois.

Boas miniaturas e bons títulos irão fazer você aproveitar melhor a chance que o YouTube te dá quando mostra seu vídeo para os outros.

Por isso você precisa sempre estar aprendendo como melhorar o seu CTR, que é quantas pessoas clicaram no seu vídeo a cada 100 impressões. Exemplo, se eu CTR for de 5%, a cada 100 impressões, 5 clicaram no seu vídeo.

Com seu título e thumbnail legais, você acabou de ganhar 1 visualização, e agora?

Aqui entra nosso terceiro pilar ciclo do crescimento:

Conteúdo + Retenção

Agora é a hora de entregar o conteúdo de valor. Você ganhou uma visualização, e não foi a toa, a pessoa clicou esperando algo do seu vídeo, então, você vai entregar pra ela o que foi prometido no título e na miniatura personalizada.

Mas você não vai entregar de qualquer forma, tem um texto aqui ensinando: Como Fazer Roteiros Para YouTube, é um guia bem completo, com passo a passo e bem explicado pra você conseguir entregar da melhor forma possível o seu conteúdo.

Com um roteiro bem estruturado você vai conseguir entregar um conteúdo excelente e ainda vai ter uma boa retenção no seu vídeo. Fazendo o algoritmo do YouTube entender que seu conteúdo é bom e que a fase de teste inicial merece ser ampliada, ou seja, mostrar o seu vídeo para um pouco mais de pessoas.

É no roteiro também que você vai influenciar que seu vídeo tenha um engajamento bom, você vai conseguir encaixar seu pedido de comentário, seu pedido de like e o mais importante, o pedido de inscrição.

É muito importante que seus vídeos tenham os CTA, que são as chamadas pra ação, você precisa pedir para os usuários. A maioria está curtindo o conteúdo, mas esquece do que precisa fazer se gostar, então cabe você a lembra-los.

Se você fez tudo direitinho, entramos agora no quarto pilar:

Os inscritos

Quando um espectador deixa de ser somente um espectador e passa a virar um inscrito seu, o YouTube agora tem 1 amostra de quem gosta do seu conteúdo.

Mas 1 só é muito pouco Dereck!

Sim, eu concordo, todos concordam haha tanto que com somente 1 inscrito o YouTube ainda não tem ideia de quem é seu público alvo, mas ele começa a construir essa base.

Então agora o YouTube tem: a galera que ele testa + a galera que pesquisa + 1 inscrito, que será já usado quando você criar o próximo ciclo. Seu canal ai já começou a crescer.

E vamos dizer que no seu segundo ciclo, ou seja seu segundo vídeo, você consegue mais 2 inscritos. É mais uma ajuda pro algoritmo entender o seu público. É pouco ainda? Ainda é, mas seu próximo vídeo terá então do YouTube : a galerinha do teste, que ele provavelmente já está aumentando o alcance(dá uma olhada no analytics) + a galerinha que pesquisa + agora 3 inscritos.

A medida que você for criando ciclos, ou seja, postando mais vídeos, mais o YouTube vai entendendo seu canal e aumentando as impressões que ele dedica aos seus vídeos.

Quando você posta um novo vídeo, os anteriores param de ser divulgados pelo YouTube?

Não! Por isso estou usando a expressão Criar Ciclo, porque cada novo vídeo, é um ciclo criado para ajudar no crescimento do seu canal. Mas pode acontecer sim de um ciclo diminuir drasticamente o alcance, quando são vídeos muito específicos e datados, talvez o YouTube pare de recomendar ele, mas com certeza ele ainda estará no ranking de pesquisas.

É por isso que quando você posta mais vídeos, a tendência (se você tiver alinhado todos os pontos que eu disse aqui) é você crescer mais rápido, você cria mais ciclos ao seu favor.

Então o segredo seria postar todos os dias? Pra crescer mais rápido?

Calma, você tem que postar vídeos na frequência que você consegue se manter constante e com qualidade. Esqueceu do terceiro pilar? Seus vídeos precisam ser bons, entregar algo para os espectadores, não é ser só mais um vídeo na plataforma.

Lembre-se sempre da seguinte frase: A consistência a longo prazo supera a intensidade a curto prazo.

Escreve aqui embaixo qual desses pontos você precisa melhorar no seu canal? E o que você aprender sobre Como Crescer um Canal no YouTube do Zero!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *