Como Ter Mais Visualizações na Página Inicial do YouTube

Com as recentes mudanças no YouTube, será que tem como pegar uma parte super importante do vídeo e deixar ela ainda mais importante? Tem sim, o YouTube conseguiu essa façanha. Hoje vou te ensinar como aproveitar essas mudanças e conquistar mais visualizações a partir da página inicial do YouTube.

O YouTube fez uma mudança um tempinho atrás e essa semana, essa mudança ganhou ainda mais relevância. Essa mudança fez uma parte do seu vídeo que já era importante ficar ainda mais importante.

Qual mudança é essa que o YouTube fez?

Se você não ainda não se deu conta, mas já deve ter notado, na página inicial do YouTube, no celular, se você parar por 1 segundo em determinado vídeo, o vídeo começa a rodar, como se você já tivesse clicado. No computador você precisa parar com o mouse em cima da capa do vídeo.

Então, antes mesmo de entrar no seu vídeo, o espectador já vai ter uma pequena ideia do que ele se trata.

Esse autoplay na página inicial deu um poder muito grande para os espectadores, porque caso seu vídeo não corresponda ao que ele está querendo assistir, ele não precisa nem sair do vídeo, ele simplesmente rola a tela pra baixo ou tira o mouse da capa.

Vish, agora ferrou, minha taxa de cliques já era baixa, agora vai diminuir mais ainda, as pessoas não precisam mais clicar.

autoplay youtube página inicial
Autoplay do YouTube na Feed da Página Inicial

Como fica a taxa de cliques (CTR)?

Calma. Essa semana o YouTube soltou a seguinte atualização, está bem aí no seu painel, acompanhe

A partir de 11 de abril de 2022, as visualizações de reprodução automática no feed da página inicial vão ser contadas como visualizações no cálculo da CTR. Isso pode causar mudanças no seu relatório de CTR.

Então, na verdade isso até melhora, sua CTR certo? Aqui no meu canal eu tive um ligeiro aumento.

Cadastre-se para receber estratégias para seu canal no YouTube

Mas e como fica o seu tempo de exibição do seu vídeo?

É aqui, que nosso queridinho que já era um do núcleo dos protagonistas, ganha mais importância: O Gancho!

Ok, não é esse gancho…

O que é um Gancho no YouTube?

São os primeiros segundos do seu vídeo, é onde você vai fisgar a atenção da sua audiência. Por que se agora o vídeo começa automaticamente, os primeiros segundos serão muito decisivos.

Você agora precisa convencer o espectador a entrar no seu vídeo para assistir a ele por completo.

Dá pra fazer de diversas maneiras, eu até já tinha te ensinado lá no vídeo de roteiro, mas anota alguns exemplos aí:

  • Você pode fazer uma pergunta específica sobre o vídeo: Você sabe porque a maioria das pessoas perdem dinheiro mesmo achando que estão ganhando?
  • Você pode usar uma frase importante que desperte curiosidade: Nos próximos dias, o YouTube vai lançar uma ferramenta que vai revolucionar a plataforma, eu fiquei sabendo de primeira mão e vou te contar neste vídeo.
  • Você pode mostrar um resultado que as pessoas estão esperando: Essa técnica é muito usado em canais de receita, eles mostram o resultado de como vai ficar no início do vídeo

Agora ficou fácil de você implementar isso no seus vídeos ein!

Mas será que foi só o gancho que foi “promovido” nesta atualização?

Então, teve mais um detalhezinho: Dá uma olhada nessa imagem, o que você vê?

legendas closed captions página inicial do youtube
Legendas (Closed Captions) ativada por padrão na página incial do YouTube

Legendas (closed captions)

Nos testes que eu fiz com os dispositivos aqui da minha casa, os vídeos que tem legenda, já vem com esse recurso ativado na página inicial.

Isso ajuda ainda mais, porque apesar de o áudio poder ser habilitado, eu acho (me confirma aqui nos comentários se eu estiver errado) que por padrão, o áudio vem mutado e a legenda ativada.

Porque foi o que eu observei nos celulares aqui. Confirma aí e me diz.

Espero que você tenha aprendido como tirar proveito dessa atualização e ganhar mais visualizações na página inicial do YouTube.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.