Como Saber o Melhor Horário para Postar Vídeo no YouTube

Eu aposto que quando você começou no YouTube uma das últimas coisas que você nem lembrou foi definir o horário que seu vídeo seria postado, talvez você nem percebeu que era algo que poderia mudar o rumo do seu canal. Mas ajuda sim! No vídeo de hoje vou te ensinar a definir o melhor horário para postar vídeo no YouTube.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Quem aqui já fez um vídeo incrível e ficou com tanta vontade de mostrar pra todos que acabou postando em qualquer horário, as vezes a mão coça pra postar logo o vídeo né? Mas segura a onda aí!
 
Se você não está controlando o dia e horário da sua postagem, você pode estar deixando de ganhar muitas visualizações logo quando seu vídeo vai ao ar.
 
E eu separei duas formas para te ajudar a escolher esse melhor dia e horário de postagem e no final eu vou fazer a fórmula combo, esse nome está péssimo, eu vou mudar.
 
A primeira forma pode ser usada para qualquer canal no YouTube, inclusive os recém criados e com nenhuma visualização.
 
Lembra quando eu te disse em um vídeo anterior que provavelmente já tem um outro canal aqui no YouTube com um tema muito parecido ou exatamente igual ao seu? Então, agora você usará isso ao seu favor.

Dando aquela espiadinha em outros canais

Pois a primeira técnica consiste em dar uma espiadinha nos canais que falam do mesmo assunto que o seu, e mapeá-los. Por que? Porque se são do mesmo assunto que seu canal e são maiores, provavelmente eles sabem a hora que o público deles está online.
 
Então você vai escolher aí, 5 canais em que você se inspira e falam de assuntos próximos ao seu. Vai abrir um calendário (pode ser seu aplicativo ai) e vai colocando o dia e a hora que esses canais postam vídeos.
calendario melhor dia e horário para postar vídeos
Mapeamento dos horários de canais
Eu fiz isso logo no início do canal, olha meu calendário.
 
Coloquei aí os 5 canais do meu nicho, e fiquei tentando me encaixar ali no meio, quem me acompanha desde o início lembra que eu postava na quinta as 19:30, ou seja, bem no meio entre 2 canais. Fiquei fazendo dessa forma por um bom tempo e ver se era um bom horário para mim.
 
Depois eu pensei, na quinta a noite são 3 canais postando, acho que pode estar um pouco concorrido demais para minha audiência. Vou procurar outro dia.
Outros dois dias promissores parecem ser terça ou sexta, e então eu troquei para Sexta 12:30, que é o horário que estou postando atualmente e está me trazendo os melhores resultados que antes.
 
Mas Dereck, porque você não colocou quinta meio dia e ficou sozinho? Porque ao contrário desses canais que são maiores, eu não tenho as métricas, e se esse horário for um dia ruim? Essa primeira técnica você aplica tentando ficar próximo aos canais que já estão ganhando visualizações e inscritos. Tentando posicionar seus vídeos ali próximos a eles.
 
Agora se o seu canal está maior, a gente vai pra segunda técnica, mas calma que tem a técnica combo, vou te ensinar já já.

Confie nos números do YouTube Analytics

A segunda técnica é a ferramenta que o próprio YouTube te dá. Se você for no seu YouTube Analytics e na aba Público. Você verá uma janela escrita: Quando os seus espectadores estão no YouTube.
Essa tabela mostra quando seus usuários estão consumindo vídeos aqui na plataforma.
 
Então vamos dar uma olhada aqui no da Rush, mas atenção, esses são os dados do meu canal, cada canal possui uma tabela dessa diferente, pois ela é baseada no seu público.
De cara a gente já consegue ver que Domingo e Sábado não são bons dias pra mim. Um outro dia ruim olha só, na quinta, praticamente o dia todo, menos na hora que eu postava inicialmente, ou seja, eu poderia até continuar ali então. Ou não…
 
Olha quinta ao meio dia, eu ia me ferrar se eu colocasse esse horário. E até que no final de tudo eu me dei bem escolhendo sexta 12:30, dos canais que mapeei só tinha 1, e meu público está online nesse momento.
 
Mas Dereck, porque não na sexta a noite? Os números parecem promissores!
 
Olhando assim parece perfeito demais não é mesmo? Mas qual o problema da sexta?
 
Tem 2 probleminhas, o primeiro é que o meu sábado é bem parado, então se eu postar sexta a noite, vou pegar views só ali mesmo, no sábado e domingo a tendência é cair e eu provavelmente pegar visualizações somente na segunda.
Tabela: Quando os espectadores estão online
Tabela: Quando os espectadores estão online

O segundo é que eu tenho umas planinhos pra sexta a noite, já estou criando a primeira live do canal, vai ser muito irado interagir ao vivo, se eu não ficar tímido demais, mas garanto que o conteúdo da live você vai gostar, pra não perder, se inscreve no canal e ative as notificações.

Voltando a falar da tabela, olha o que está escrito aqui: Últimos 28 dias, ou seja, o ideal é que a medida que o tempo vá passando, você vai acompanhando essa tabela e adequando seus vídeos se necessário, só toma cuidado com o excesso de trocas de horário beleza? Uma outra observação para a sexta a noite é que estamos vivendo um momento em que as pessoas não estão saindo de casa, então pode ser que num futuro próximo essa tabela não esteja assim.

Mas ora ora o que temos aqui, que frase é essa? Não há indícios de que o horário da publicação afete diretamente o desempenho de um vídeo a longo prazo.

O que essa informação quer dizer? Lembra que o YouTube é o segundo maior buscador? Perdendo apenas pro Google, então, se você fizer um bom trabalho de otimização, no longo prazo, o horário não vai fazer diferença, porque seu vídeo provavelmente estará nas buscas.

Mas se no longo prazo não faz diferença, eu aprendi tudo isso a toa? Sim! Brincadeira, Claro que não!  E as Notificações? Esqueceu? Se você postar no horário que as pessoas estiverem online a chance delas verem as notificações e irem ao seu canal é muito maior, então por isso que temos que encontrar o melhor horário para nossos vídeos. Pelo menos aqui na Rush as primeiras views sempre vem das notificações.

Combo para achar o melhor horário para postar vídeo no YouTube

E se a gente conseguir achar um horário que nosso público está online e também não tenha tantos vídeos postados do nosso nicho, será que é uma boa? E como a gente encontraria isso?
Unindo essas duas técnicas. No meu caso eu encontrei segunda ao meio dia e quarta ao meio dia, quarta está se mostrando até melhor que segunda, pois tem 2 tracinhos mais roxo. É um teste a se pensar né?
Tabela mesclada entre Calendario e Analytics
Tabela mesclada entre Calendário e Analytics

Espero que eu tenha te ajudado a encontrar o melhor horário para postar vídeo no YouTube. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *