Como Parar de Perder Inscritos no YouTube

Uma reclamação muito recorrente que vejo é de usuários falando que estão a perder inscritos no YouTube. Por que será que isso acontece? É sua culpa? é bug? No vídeo de hoje vou te mostrar os principais motivos, que faz você perder inscritos. E sem pânico que vou te ensinar a ver se o problema é no seu conteúdo.

Eu sei que você está se empenhando muito aqui no canal e que seu maior objetivo é bater suas metas de inscritos. E eu to ligado também o quanto é desanimador você entrar no seu canal e o seu contador de inscritos está menor que da última vez que você viu.
 
Antes de você soltar os cachorros em cima da plataforma, você precisa dar uma averiguada se realmente é o YouTube retirando inscritos ou se você está fazendo algo “diferente”, talvez até errado.
 
Se o seu canal é pequeno, e recente, uma das formas que mais te faz perder inscritos é essa prática de de Troca de Inscritos.

Troca de Inscritos

Digo isso para canais mais novos porque você ainda tem pouca audiência e é mais fácil você perceber quando houve uma queda. Por exemplo, você está com 300 inscritos, e perde ao longo da semana 30, é bem notável.
 
E por que você futuramente começa a perder inscritos no YouTube quando você faz troca? É a plataforma?
 
Pode até ser, mas a maioria dos casos são os próprios usuários retirando. A pessoa se inscreve hoje e esquece, afinal, vocês trocaram inscritos. Assim que você postar um vídeo, e esse vídeo aparecer pro usuário, ele pode nem lembrar de você, e como ele nem se interessa no seu conteúdo, ele vai lá e se desinscreve. Por isso que no longo prazo, troca de inscritos não leva a lugar algum, é total perda de tempo.
 
Tem texto aqui no canal que eu ensino Como Conquistar Mais Inscritos. Em canais menores eu também vejo vários comentando sobre Bugs na Inscrição.

Bug de Inscrições do YouTube

Mas talvez não seja um bug, seja só atrasos na contabilização mesmo, o próprio site informa isso.
 
O números de inscritos que são atualizados em tempo real são: Página Inicial do Canal, Alternador de contas (quando você tem mais de um canal, e você clica ali no cantinho pra mudar a conta), Página de exibição do vídeo e Sites que usam a API do YouTube.
 
Agora no YouTube Analytics podem demorar até 48h. Porque ali são feitas novas camadas de verificação. Então caso tenha essa diferença entre seu painel do Analytics e outros lugares do seu canal, saiba que o mais confiável é o YouTube Analytics, leve ele como número oficial. Que aliás é nele mesmo que vou mostrar o que está tirando inscritos do seu canal.
 
Agora se seu canal já está em um outro patamar, talvez esses dois problemas não te afetem tanto assim mais. Aí são outros problemas como contas com restrições ou denunciadas.

Contas com Restrições e Contas Denunciadas por Spam

A todo momento o YouTube está verificando a saúde do site, é muito importante para o Google que a plataforma conte com o máximo de pessoas reais aqui dentro, afinal o YouTube sobrevive de pessoas consumindo os vídeos.
 
Mas no mundo da tecnologia sempre tem alguma brecha a ser explorada, existem várias contas criadas com objetivos proibidos pela plataforma e enquanto elas ficam ativas, para tentar burlar e se passar por uma conta real, elas se inscrevem em vários canais aleatórios, talvez você tenha algum inscrito assim.
 
Então por exemplo, o YouTube acaba de identificar uma conta que se inscreveu em mais de 5 mil canais. Na hora que essa conta é deletada, todas essas 5 mil inscrições serão canceladas. Se seu canal está nesse montante, você perderá 1 inscrito. Agora quantas contas com restrições são deletadas em todo o site todos os dias? Se o seu canal já é maiorzinho, pode ser que algumas dessas contas são inscritas, quando o YouTube decide fazer a limpeza, você pode perder inscritos por esse motivo.
 
Outro problema que afeta mais canais maiores são as contas inativas.

Contas Inativas

Aquela conta que por muito tempo não é usada, o YouTube consegue identifica-la e acaba cancelando as inscrições, esse caso eu acredito que demore um pouco mais, o algoritmo deve observar bastante tempo antes, não tem um prazo certo para a conta se considerada inativa.
 
Ok Dereck, mas meu canal estava vindo numa onda de crescimento muito boa, e começou a perder visualizações e inscritos. Olha, cuidado com essa onda de crescimento muito boa, cuidado pra não ser fruto de clickbait.

Clickbait

O tal do chamador de clique é um vício, tem que tomar muito cuidado, sabe por que? Porque no início essa parada funciona que é uma beleza, dá super certo, suas métricas vão nas alturas, ainda mais se seu canal já for conhecido e for seu primeiro clickbait, você ganha muitas views dessa forma e consequentemente muitos inscritos.
 
Mas o tal do clickbait é um veneno silencioso, porque aos poucos seus inscritos começam a sacar a sua estratégia, e ela começa a perder força. Aí você sem perceber, começa a apelar ainda mais e fica nesse ciclo vicioso, e quando você menos espera, começa a perder inscritos, porque sua credibilidade começa a ser abalada. Confessa aqui pra mim, já tirou inscrição porque o criador se perdeu a mão no clickbait? Precisa citar os canais não.
 
Se você experimentou o gostinho do clickbait, sabe do que eu estou falando certo? Mas segue minha dica aqui, pare e comece a ver suas estratégias, porque nessa onda de prometer demais você acaba enfraquecendo seu conteúdo.

Seu Conteúdo

Uma coisa puxa a outra, as vezes, o conteúdo nem é fraco, na maioria o conteúdo é até bom, ensina algo de valor, mas sua promessa foi tão exorbitante, que o que você entregou não chega ao pés do que foi prometido.
Aí você frustra a expectativa do usuário que estava esperando algo super revolucionário e maravilhoso e você entregou algo “somente ótimo”.
Seu Conteúdo é o que vai criar sua autoridade aqui dentro do YouTube. Cuide dele, dedique-se ao que você traz para o seu canal. Isso te trará resultados consistentes.
 
Mas não é só um bom conteúdo que te faz ficar livre disso, um outro motivo possa ser que você não tenha um Funil de Conteúdo.

Funil de Conteúdo

Você está criando conteúdo para quem? A grande maioria dos inscritos tem um tempo de vida no seu canal. Se você posta somente assuntos básicos, assim que ele se tocar que seu canal não o ajuda mais, ele retirará a inscrição.
 
Então por exemplo aqui, tem vídeos super para iniciantes, tem vídeos falando sobre coisas mais avançadas, e eu vou separando as pautas dessa forma, vídeos Topo de Funil, que são os mais básicos mas que atraem mais gente e os Fundo de Funil, que são os mais específicos, que irão interessar pessoas mais avançadas.

Agora e se um único vídeo seu for o problemático, já parou para avaliar isso?

Vídeo que afasta inscritos

Já deu uma olhada no Analytics pra saber se algum vídeo seu é responsável por seu canal perder inscritos? As vezes o vídeo em sí está fora do seu planejamento de canal ou as vezes é um vídeo que você errou a mão e foi mal interpretado no que disse.
Esse tipo de vídeo pode ser o responsável pelo seu canal estar perdendo pessoas. Vou te ensinar agora a ver se você tem algum vídeo vilão desse.

Espero que eu tenha te ajudado a entender como parar de perder inscritos no YouTube. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *