Como fazer um Roteiro de Vídeo para YouTube [Guia Completo]

Tudo pronto para sua filmagem, apertou o botão de gravar da câmera e… Bateu aquele branco e você esqueceu tudo que ensaiou. Tem solução pra isso! Hoje vou te ensinar a como criar roteiros para seus vídeos aqui no YouTube.

Essa situação que eu acabei de falar já aconteceu contigo?

Quando você liga a câmera, parece que ela apaga tudo que você tinha ensaiado. Acredite, por mais que você seja um especialista no assunto, adora falar sobre isso e vivenciou esse tema por anos, você ainda corre o risco desse branco repentino na hora de começar a filmar.

Comenta aqui embaixo se já rolou isso contigo!

Esse é o primeiro problema que você já vai eliminar criando roteiros. Porque no roteiro é que você vai organizar tudo que você sabe, os tópicos que você irá falar. Não caia nessa que é perda de tempo, é muito pelo contrário, é um enorme ganho de tempo e produtividade.

Fazer roteiro para vídeo é mesmo importante?

Vocês não tem ideia de quanto tempo eu demorei para gravar meu primeiro vídeo, e olha que tinha roteiro, depois fiquei mais tempo ainda editando

E se eu tivesse que fazer tudo sem roteiro eu tenho certeza que eu ia esquecer de algumas partes do conteúdo, só ia me atentar disso quando eu estivesse editando, ou então as informações estariam sem conexão alguma, ou seja, eu teria que me preparar de novo para filmar.

Então para você começar a partir de hoje a criar seus roteiros, vou te ensinar como faço os meus.

Começando a fazer o roteiro

No caso, eu já estou partindo do ponto que você já sabe seu assunto, já fez sua pesquisa de palavras chave e etc. Caso ainda não tenha escolhido o assunto, da uma olhada nesse texto antes: SEO para YouTube – Produção do conteúdo

Pra gente se organizar, a primeira coisa que vamos fazer é listar todo o conteúdo que você quer falar no vídeo.

Escreve os tópicos de todos os pontos que você quer falar. Pode escrever tudo. Depois dá uma olhada nesses tópicos e veja se não tem algo que não faça tanto sentido.

Se tiver, elimine do seu roteiro atual e guarda no seu quadro de ideias. Falei disso no texto: Como ter frequência nos vídeos

Porque ele pode vir a se tornar um novo vídeo, ou ser encaixado em outro roteiro futuro. Não jogue o tópico fora não.

Estrutura de um roteiro para vídeos

Com os tópicos de abordagem prontos, vamos separa-los agora em 3 partes: Início, Meio e Final

Existem vários modos de criar um roteiro para seu vídeo, os dois que mais vejo é: Usar os próprios Tópicos mas dessa vez cada um no seu devido lugar. E o outro é a Transcrição.

Vantagens e desvantagens de usar já os tópicos: As vantagens são que você cria mais rápido seu roteiro, e seu vídeo fica mais solto, você fica mais natural. A desvantagem é que você precisa saber explicar o que você anotou, não são todos que conseguem fazer isso.

Agora na transcrição: As vantagens são que você tem exatamente o que você vai falar, você se sente mais seguro sabendo que seu roteiro está todo detalhado, você não vai se preocupar se ficar repetitivo e nem se preocupar de não ter explicado direito algum assunto. A desvantagem é que ele demora muito mais tempo pra ficar pronto.

Algum palpite sobre o que eu uso? Você já vai descobrir.

estrutura de como fazer um roteiro de video para youtube

Início do roteiro

A parte inicial do seu vídeo vai se subdividir em mais 3 partes:

  1. Gancho (Hook)
  2. Apresentação
  3. Contexto/Problemas/Provocação

Gancho/Hook

Você tem os primeiros 15 segundos para convencer o usuário que seu vídeo vai ser interessante, então aqui temos algumas formas de fazer isso:

Você pode falar sobre o problema, exemplo: “Você sabia que não se exercitar pode causar isso e isso? No vídeo de hoje vou te ensinar como fazer exercícios ai mesmo na sua casa”

Você pode falar da solução que a pessoa está procurando: “Você quer editar um vídeo de forma profissional? Hoje vou te passar um guia completo muito fácil”

Você pode falar sobre um resultado esperado caso ela assista seu vídeo: “Não sei se você sabe, mas existem alguns truques que irão te fazer ganhar mais tempo no seu dia a dia, eu vou te ensinar todos eles hoje”

Depois da provocação, se você tiver algo a revelar no seu vídeo, você pode dizer também no seu gancho, igual eu fiz no vídeo, prometi mostrar o roteiro pronto, exatamente como eu faço, minhas marcações e etc. Isso fará com que as pessoas continuem no seu canal para ver o que você prometeu. Também dá certo se você falar que tem uma dica bônus, etc. Isso gera curiosidade nas pessoas e elas tendem a ficar até o final.

Qual a ideia desses 15 segundos? É jogar na cara da pessoa que você tem as respostas para o que ela está procurando. Então ela já pensa: Opa! preciso desse vídeo.

Atenção: A não ser que seu canal seja um vlog lifestyle, aqueles estilos que você mostra só sua vida e rotina. Não comece um vídeo de forma aleatória. Teve um dia aí, eu rodando nos canais, que a moça reclamou que o canal dela não crescia, ela da dicas de cuidados pessoais para mulheres, mas no primeiro vídeo que entrei dela, ela passou os primeiros 40 segundos dançando aleatoriamente. Não falou nada do creme que estava escrito no título.

Pensa comigo, a pessoa quer ver o review do creme, e você começa dançando, ela fecha o vídeo e vai pra outro. Defina muito bem o que você vai trazer pro seu canal.

Apresentação

Dereck, você esqueceu da vinheta!

Verdade né, tem canal que usa vinheta.

A vinheta é só mais um elemento do seu branding, é pra reforçar a marca do seu canal, é totalmente opcional, eu gosto, vocês já devem ter reparado.

Se vocês forem usar a vinheta, ela tem que ser bem curta, eu gosto de no máximo 5 segundos. Aqui da Rush acho que tem até menos.

E logo depois da sua vinheta você já entra com sua apresentação. Você vai dizer seu nome, se quiser pontuar sua profissão ou cargo também pode e depois você falar o que você traz de bom para as pessoas no vídeo.

No meu caso eu falo: Oi eu sou o Dereck, e aqui na Rush eu trago todas as semanas dicas e estratégias para melhorar e crescer o seu canal no YouTube.

Viu, falei meu nome e o que eu trago de legal aqui no canal. Isso já é o suficiente.

A finalidade da apresentação é porque todos os dias novos usuários estão chegando no seu vídeo, eles não te conhecem ainda, então você precisa se apresentar em todos.

Contexto/Problemas/Provocação

Depois da sua apresentação, você já vai puxar o assunto para os problemas, contexto ou provocação.

Aqui nesse mesmo vídeo eu te disse que sem um roteiro você perde tempo, pode esquecer de algo e pode deixar assuntos do tema desconexo com o restante do vídeo. Pode esquecer também as chamadas pra ação. Viu que eu te alertei dos problemas?

Nessa parte você pode trazer as experiências que você já passou e que te fizeram criar aquela solução. Trazer dados que comprovem sobre o que você está falando. E se couber, provocar ainda mais as dores do seu público. É tipo ficar enfiando o dedinho na ferida.

Meio do roteiro

Aqui você vai entregar seu conteúdo de valor. Vai entregar a solução que seu vídeo propôs.

O YouTube é o 2º maior buscador, ele perde somente para o Google, as pessoas procuram diversas coisas aqui na plataforma.

O seu vídeo está solucionando algo? O que seu vídeo está respondendo? Seu conteúdo realmente está ajudando alguém?

Geralmente essa parte será a maior do seu vídeo.

É na parte de conteúdo que geralmente você consegue encaixar seu pedido de like. Expliquei nesse texto aqui: Como conseguir mais likes

Depois que você terminou seu conteúdo de valor, você vai pensar: Esse conteúdo responde a pergunta que fiz no meu gancho? Este conteúdo soluciona o que eu provoquei?

Caso sua resposta seja não, você precisa alterar, ou fazer uma pesquisa e melhorar a solução, ou então trocar o seu gancho que pode estar prometendo demais.

Final do roteiro

Aqui vai checar os benefícios do seu vídeo, fazer o desfecho e se preparar para terminar.

Eu vejo alguns criadores indicado um breve resumo para fixar conteúdo. Eu particularmente acho ruim, eu falei disso no texto sobre Palavras que atrapalham a sua retenção de vídeo, depois da uma olhada lá!

Você fez promessa no seu gancho? Se fez, é aqui que você irá entregar. Porque a promessa é realmente uma das últimas coisas que você vai mostrar.

Se você não fez promessa nenhuma então é a hora de concluir seu vídeo e deixar para que as telas finais façam o dever delas de levar os espectadores ao próximo vídeo do seu canal.

Eu recomendo muito que você deixe tempo exclusivamente para as telas finais, ao invés de colocar enquanto você fala. A não ser que você esteja falando diretamente sobre o vídeo indicado. Mas se não, você acaba tirando a atenção do espectador que agora precisa clicar e ir para um novo vídeo.

Aqui eu deixo acho que 15 segundos de nenhum conteúdo, só uma tela genérica da rush mesmo, só com a indicação depois da minha despedida.

O roteiro do meu video

Agora a parte que muitos esperaram, o roteiro desse vídeo!

Eu já tinha falado que eu uso um app chamado Notion, e meus roteiros eu faço nele mesmo. Para acabar com o mistério eu uso a transcrição. Sim, eu escrevo, vamos dizer ai, uns 95% do que eu falo nos vídeos, inclusive essa frase, eu vou mostrar ela daqui a pouco no roteiro.

Antes, só me defender aqui, eu gosto da transcrição porque nos tópicos as vezes eu me perco, pode ser falta de experiência ainda em gravar, talvez um dia eu fique tão acostumado que só de ler o assunto eu fique a vontade para ensinar, mas por enquanto não é dessa forma. Mas você escolhe como for melhor pra você.

Um outro motivo para eu fazer a transcrição é que os meus roteiros vem aqui para o site da rush em formato de post, então eu já teria que escrever para cá, acabo que escrevo uma vez só.

No vídeo em anexo da página, eu mostro o roteiro no tempo 10:16

Se você ainda não faz roteiros, experimente, você vai ver como seus vídeos ficarão cada vez melhores. Espero ter te ajudado e até a próxima.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *