Como começar um canal no YouTube do zero: 5 dicas!

Como começar um canal no YouTube? Essa é uma das perguntas que mais recebo.

Porque será? Simples! Nos últimos anos a profissão de criador de conteúdo teve um expressivo crescimento. De um simples hobby alguns conseguiram firmar uma carreira, conseguindo fazer dos seus conteúdos sua única ou principal fonte de renda.

Esse sucesso de alguns despertou em várias pessoas o interesse de trilhar o mesmo caminho, a fim de levar um assunto interessante ou até mesmo seu modelo de vida a uma enorme audiência através da internet.

Nesta publicação, vou te ensinar 5 dicas de como começar um canal no YouTube do zero.

1 - Escolha um nicho que você saiba bastante e se interesse muito

Alguns viram no mundo do YouTube apenas a fama dos criadores, mas esquecem o que eles produzem para sua audiência.

Note que todos os criadores famosos, falam e fazem algo que os dê prazer, e possuem algo em comum em seus inícios de carreira: começaram sem grandes expectativas.

No início eles não se importavam se seus vídeos estavam sendo assistidos, eles simplesmente faziam o que gostavam.

Por isso, jamais escolha um nicho somente por achar que lhe dará fama ou dinheiro, isso provavelmente não dará certo e você se frustrará rapidamente.

Escolher um tema para seu canal deve ser baseado em alguns pilares, o primeiro deles é: O que você ama fazer. Pois como você vai continuar produzindo sendo que no início quase ninguém verá seus vídeos? No YouTube é necessário consistência, se não for algo que você goste de produzir, o projeto ficará abandonado em breve com certeza.

Dica: Fiz um texto aqui no site que te ajudará a encontrar o Tema perfeito para seu canal no YouTube

2 - Crie roteiros antes de ligar a câmera

Uma das formas de ganhar bastante tempo e produtividade é criar roteiros dos vídeos. Eles não precisam ser com as exatas palavras que você vai falar, mas ele será um direcionamento, pode ser apenas uma lista com tópicos.

Criando roteiros você perderá menos tempo gravando e perderá menos tempo ainda na hora de editá-lo.

É também na fase de roteiro que você consegue confirmar aquelas informações que você está em dúvida ou tem ideias novas para acrescentar, acredite, na hora de roteirizar você terá várias ideias para incrementar seu conteúdo e ainda mais ideias para novos vídeos.

Dica: Tenha vários roteiros prontos, pois você pode gravar vários vídeos no mesmo dia e publicar aos poucos no seu canal. Tenha uma periodicidade.

3 - Não tente se igualar aos grandes

Se você acompanha vários canais, você já notou como a qualidade dos vídeos são. Isso é importante? Certamente, mas isso não é a essência do seu canal.

O grande protagonista do canal é você, você tem que passar o que deseja, não o seu cenário, não sua iluminação.

Todos os famosos hoje começaram com os equipamentos que eles tinham em casa e você fará a mesma coisa. Até porque, você ainda não testou seu carisma com a sua audiência.

E se você gastar uma grana e depois de alguns meses descobre que esse não é seu desejo para o futuro?

A câmera você pode usar o seu celular, a maioria dos celulares hoje conseguem ter uma qualidade de imagem boa, se estiver bem iluminado fica ainda melhor. Ou pegar emprestada com alguns amigo que já faça filmagens. Mas não gaste no primeiro momento muito dinheiro antes de validar seu canal.

Dica: Grave de dia , próximo a uma janela, cuidado para não filmar em contra luz.

Para ajudar, você pode comprar um tripé para celular.

4 - Não subestime o áudio

Acredito que 90% das pessoas que assistem vídeos, filmes e séries não tem a percepção que o áudio é mais importante que a imagem.

Um vídeo em baixa qualidade, ou até mesmo desfocado pode atrapalhar a experiência, mas se o conteúdo for interessante as pessoas continuarão assistindo.

Em contrapartida, um áudio com ruído ou interferência, incomoda tanto a ponto de desistirem do seu vídeo e tentar procurar outro criador.

Áudio ruim incomoda demais!

Então, uma dica preciosa que dou é que seu primeiro equipamento seja um microfone. Não é necessário gastar muito, um microfone de lapela custa pouco e é um ótimo equipamento.

Se você for gravar ao ar livre, um microfone é extremamente necessário.

Só com essa dica número 4 acredito que você está na frente da maioria dos canais recém criados.

5 - Edite seu vídeo

Uma das coisas que deixa seu vídeo cansativo é quando você posta um vídeo cru, sem edição.

Nos vídeos crus o espectador vai notar quando você ficou desconfiado de si mesmo em alguma informação, e o que era pra ser algo que você apenas esqueceu, pode passar a ideia que você não domina totalmente aquele conteúdo.

É importante você fazer uma edição básica do que foi falado. Mesmo vídeos que não tenham muitos erros passam por um processo de edição. A edição também é poderosa para ditar o ritmo do seu vídeo, em geral, vídeos muito lentos tendem a afastar a atenção do público.

Você não precisa falar rápido para ter um vídeo dinâmico. A edição traz isso. Uma dica é tirar os respiros mais longos, isso ajuda a manter um ritmo interessante e prendendo a atenção do público em sua fala.

6 - Divulgue, mas com cuidado! (bônus)

Depois das dicas acima, creio que seu canal já está pronto para ser lançado.

Quando você já tiver seu primeiro vídeo, procure grupos no Facebook que falam do mesmo assunto que você. Ajude os membros do grupo nas dúvidas relacionados ao assunto que você aborda. Com toda certeza irão surgir oportunidades de você falar do seu canal.

Surgiu uma dúvida no grupo que você acha que merece um vídeo? Faça esse vídeo! Depois dele pronto, volte ao tópico, comente sua opinião e termine com: “Fiz um vídeo mais completo falando disso” e cole o link do seu vídeo. Provavelmente você ganhar alguns seguidores.

Fique de olho das discussões, anote todas que você achar interessante para um vídeo.

Lembre-se qualidade da audiência é mais importante que quantidade, então não adianta divulgar seu vídeo em um grupo que nada tem a ver com seu nicho, você só será um chato, e dependendo do grupo, os administradores podem te banir, perdendo assim um espaço muito legal para descobrir novas pautas para seu canal.

Outra forma de divulgar seu canal é comentando em canais semelhantes aos seus, mas CUIDADO, existe uma forma certa de fazer divulgação canal a canal.

Você deve comentar algo relacionado ao vídeo que você está assistindo e nesse comentário deve mostrar que você entende do assunto, assim, outros usuários podem se interessar no que você disser.

Tente acrescentar algo ao vídeo da pessoa sempre com humildade. Nada de copiar e colar o mesmo comentário em vários canais, o YouTube tem filtros poderosos anti-spam e você não quer cair na malha fina no seu início de carreira de YouTuber né?

Gostou das dicas? Deixe um comentário com dúvidas que tentarei responder o mais rápido possível!

Mais conteúdo para YouTubers acompanhe aqui o site e o nosso canal no YouTube.

Obrigado

Recommended Posts

1 Comment

  1. Esse post é um ótimo ponto de partida para começar um canal. Aguardo novas dicas.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *