5 Dicas Valiosas para Começar um Canal no YouTube

Hoje eu vou te passar um guia básico pra você que acabou de começar um canal no YouTube! Ou que ainda quer começar…
São 5 dicas super valiosas pra você saber nesse início de canal, o que você deve realmente deve dar mais importância!
Direto alguém chega pra mim: Dereck, o que eu preciso para abrir meu canal? Assim, quais seriam os primeiros passos pra eu começar no YouTube com o pé direito?
 
Ai eu fiquei pensando: Como a pessoa pode começar um canal bem “estruturadinho” e focando no que realmente importa para que o canal comece a conquistar inscritos?
 
E foi assim que eu cheguei nessa lista de hoje!

1 - Não tente falar com todo mundo

Se você acha que seu canal vai ser um sucesso porque você quer falar de tudo? Olha… é mais fácil ele fracassar do que dar certo.
 
Lembre sempre dessa frase “Quem tenta falar com todo mundo, acaba falando com ninguém”
 
Então se você está pensando em criar um canal sobre “tudo”, na minha opinião você já pode riscar essa ideia aí do seu bloquinho.
 
Beleza Dereck, mas o problema é que eu gosto de muitas coisas, eu vou falar sobre o que então?
 
Vamos lá, desses assuntos que você mais gosta? Qual deles existe uma demanda de público? Ou seja, qual desses assuntos o público busca aqui no YouTube? Dá uma marcadinha ai do lado desse assunto…
 
Agora, qual desses aí que sobraram é mais fácil para você produzir? Lembra que não adianta começar e largar depois de alguns meses, se não você não vai chegar a lugar nenhum… Aqui no YouTube você precisa ter constância com seus vídeo!
 
Então o ideal seria um assunto que além de você gostar, as pessoas estejam interessadas nele e você tem uma certa facilidade em falar sobre ele. Sacou?

2 - Tenha visualizações no seu primeiro vídeo

Olha, pra isso acontecer, já começa tirando aí da sua lista, 50 fatos sobre mim e todos esses outros vídeos nesse estilo. Ninguém te conhece ainda, então provavelmente ninguém vai querer assistir a esse vídeo. Por enquanto, calma!
 
Ah Dereck, então fiquei sem ideia, era exatamente esse que eu ia trazer. E você acha que eu não sabia disso? Por isso falei pra tirar.
 
O seu primeiro vídeo no canal já deve ser sobre o seu conteúdo.
 
Vamos de exemplo que você vai entender melhor. Seu canal é sobre o que? Cabelo?
Então seu primeiro vídeo já tem que ser de dica de cabelo, cuidados com cabelo, ai você que vai escolher.
 
Mas eu te falei pra ter visualizações já no primeiro vídeo né? Então vem comigo achar esses assuntos.
 
Entra ai no YouTube e começa a digitar na barra de buscas o assunto que você quer falar: No nosso exemplo, como secar cabelo…
 
Essa lista que aparece, é o YouTube sugerindo assuntos, e essas sugestões já são o que a audiência mais busca, então isso aqui é uma mina de ouro de assuntos de vídeos.
 
Vai anotando todos os assuntos que tem relação com o que você quer falar no seu canal.

3 - Roteiro primeiro, depois gravação

Você não me vem querendo já ligar a câmera pra gravar não ein! Eu sei que na empolgação você já quer gravar, mas acredite:
 
Quando você liga a câmera, uma espécie de poder suga-memória é ativado no chip interno do obturador….
 
Brincadeira, tem nada disso não, MAS, misteriosamente, a maioria das pessoas que estão começando, dá um certo branco na hora da gravação. E nessas horas quem poderá te defender?
 
O roteiro!
 
É no roteiro que vão estar os tópicos que você precisa falar, os exemplos que você trouxe.
 
Mas Dereck, é muito difícil, não sei fazer roteiro. Mas o roteiro que eu digo não precisa ser super elaborado, é só você ter algo pra se guiar. Pode até ser uma lista.
 
Mas é que você seguindo um roteiro você vai gravar muito mais rápido e ainda vai ter a segurança de que o que você está falando está correto. Afinal, você vai escrever, e depois validar essas informações, checar se estão atualizadas e etc…
 
Foque na qualidade do seu conteúdo, a qualidade do que você está passando que é a chave do sucesso, confia em mim!

4 - Não subestime o áudio

Um vídeo é composto por imagem e som correto?
 
A maioria das pessoas foca primeiro na imagem. Quer comprar câmera, ter a imagem mais linda do mundo, 4k, 8k… quando na verdade, deveria ser o oposto, o áudio que precisa ser priorizado.
 
Antes da faculdade (de cinema) eu realmente não tinha essa ideia, que o áudio é mais importante que a imagem, mas depois eu fui fazendo alguns testes e realmente, incomoda demais você acompanhar um vídeo com áudio ruim. 
 
Incomoda tanto que você aí, também abandona o vídeo e vai procurar outro que fala do mesmo assunto. É ou não é?
 
Então, a dica preciosa que eu posso te dar hoje, se você for investir no seu canal, comece comprando um microfone.
 
Pra facilitar ainda mais pra você, vou deixar o link de um microfone de lapela com ótimo custo benefício: Boya-BY-M1 (clique para ver o microfone)
Boya M1

Não conhece o canal no YouTube? Acompanhe os vídeos, as lives tira-dúvidas, postagens e muito mais! Clique aqui e Inscreva-se!

5 - Seja atraente!

Pra começar o seu canal com chave de ouro, você precisa investir um tempo pensando em como será a capa do seu vídeo e como será o seu título.
 
Se eles não forem atraentes, quem irá clicar para te assistir?
 
Lembra que esse é o primeiro contato que seu vídeo vai ter com a audiência, tanto nos resultados de pesquisa quanto nas outras áreas do YouTube.
 
Eu vejo muitos canais iniciantes escolhendo aquelas fotos que o próprio YouTube seleciona, mas aquelas fotos são bem ruinzinhas.
 
Então o que você vai fazer?
 
Sempre que você for gravar, você já vai ter em mente a pose da foto para a capa do vídeo, que aí você já aproveita que está todo arrumadinho e cheiroso, e já tira uma foto para sua thumbnail.
 
A mesma coisa com o título, pensa em um título que desperte interesse nas pessoas. Bota a cabeça pra funcionar aí pra criar capas e títulos legais!

Bônus - Você precisa editar

Ih Dereck, agora ferrou, sei nada de edição. É, mas você precisa aprender o basicão pra não deixar seu vídeo, longo demais, sabe, aquele vídeo arrastado,chatoo…
 
Te ensinar um tutorialzinho pra você fazer no seu vídeo.

Simples assim, essa é a edição básica.

Claro que com o tempo você vai melhorando sua edição, você vai aprendendo a usar o programa e tudo mais, faz efeitos e etc.

Mas se você fizer isso aqui, já vai estar melhor que muitos outros criadores.

Mais conteúdo para YouTubers acompanhe aqui o site e o nosso canal no YouTube.

Obrigado

Recommended Posts

2 Comments

  1. Sempre tive o desejo de fazer um canal sobre família e usaria minha relação com meu neto.
    Eu um vovô descolado com 50 anos e ele um jogador de futebol de 10 anos.
    O que você acha de idéia?
    Top o seu vídeo, poucos conseguem ser tão simples e esclarecedores como você.

    • Fala Marcelo, eu acho top a ideia.
      Você vai mostrar como é a relação sua com seu neto (no caso sobre família). Vai começar a documentar a história dele como jogador de futebol, e de quebra se alguém encontrar os vídeos e ver o talento dele com a bola, ainda pode render algum contrato com algum time. Então eu acho que você deveria começar sim o canal. Desejo muito sucesso a você e a seu neto.
      Obrigado pelo elogio 😎


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *