Começar um Canal no YouTube em 2021, Vale a Pena?

Você tem um sonho certo? Começar um Canal no YouTube em 2021 e compartilhar o que você sabe, ou o que você gosta de fazer com o mundo. Mas está enrolando o início do seu sonho até hoje. Será que você enrolou tempo demais e perdeu a chance de ter um canal no YouTube?

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Pra você que está nesse vídeo, faz quanto tempo que você está procrastinando a criação do seu canal? Comenta aqui embaixo! Eu demorei 1 ano, acredito que dos relatos que já li, eu enrolei até que pouco. Já vi pessoas comentando que queriam criar um canal mais de 10 anos, foram 10 anos com o projeto só na cabeça, na imaginação, imagina se elas tivessem começado lá quando a ideia tivesse surgido, onde elas estariam hoje.

Mas e em 2021? Deixa eu te contar o que está rolando no YouTube que vai atrapalhar muitos canais pequenos. Ai no final você avalia se vale ou não.

O YouTube já tem muito conteúdo

Pensa em um vídeo ai! Pensou? Então, muito provavelmente alguém já criou esse vídeo e já fez o upload dele no YouTube antes de você. E tem mais, essa pessoa já deve ter uma audiência legal e já produz esse tipo de conteúdo faz um certo tempo.

Segundo a Tubefilter, sobem por minuto no YouTube mais de 500 horas de vídeo. É muita coisa!

É extremamente difícil hoje você conseguir conseguir criar um canal com um assunto ou tema que nunca tenha sido abordado no YouTube.

Então seu primeiro desafio como novo youtuber é competir com todos os outros vídeos que já foram feitos sobre o assunto que você vai falar. Os vídeos novos que virão e os vídeos antigos que ainda estão sendo recomendados.

Quer que eu piore a situação? Mas promete não desanimar? Ainda nesse post eu tenho uma solução pra você, calma ai.

Você não estará competindo somente aqui dentro, a competição é generalizada. As pessoas tem trabalho, família, relacionamentos e outras atividades e no meio disso tudo ela tira um tempo para consumir vídeos no YouTube. Tudo vai competir com você, criador de conteúdo.

E quando nós, que temos canais pequenos e ninguém nos conhece ainda, como convencer aquele espectador a escolher eu e você ao invés daquele canal que fala da mesma coisa, mas que é muito mais famoso que a gente?

Nosso desafio por Começar um Canal agora

Nosso maior desafio é honrar o precioso tempo daquela pessoa que preferiu clicar e assistir ao nosso vídeo. Tempo que ela não consegue recuperar.

Dereck, e agora? Acabou o sonho? Não dá mais para começar um canal no YouTube em 2021?

Um conforto pra gente, é que Isso afeta todo mundo! Todos os canais sofrem com a saturação de conteúdo, todos os canais sofrem com essa competição.

Mas cabe a nós bolarmos 2 modos, os de Encantar e Manter nossos Inscritos.

Como Encantar os Inscritos

O que te torna melhor e único?

O espectador decidiu pelo seu vídeo. O que ele deve receber no seu conteúdo?

Você deve tentar fazer um conteúdo melhor do que o dos outros, não digo de qualidade de imagem ou qualidade de áudio (apesar do áudio ser super importante). Digo em conteúdo mesmo, roteiro, ensinamento, diversão, seja lá sobre o que é seu vídeo.

Somado a esse melhor conteúdo do seu vídeo,o que você pode fazer para se destacar nesse mar de vídeos que é o YouTube? O que faz seu vídeo único? Quando o espectador entra no seu vídeo ele pensa: Essa pessoa manda bem! ou Nossa, adorei o modo como foi a explicação ou então Me senti tão bem e feliz vendo o vídeo dessa pessoa!

Qual a sensação que você traz para cada usuário? Cada pessoa é única, com certeza existem por aí vários e vários espectadores que irão amar o seu jeito de produzir conteúdo. Seja você mesmo, com esse seu jeito aí sem tirar nem por, e encante seus futuros inscritos.

O segundo passo para encantar seus inscritos é:

Prepare seu canal

As pessoas estão chegando no seu canal, ele está preparado? Você dividiu suas playlists? Ou está aquela bagunça? Tenha uma página inicial atraente, conduza seus inscritos. Em um vídeo anterior falei sobre ter um canal invisível, aquele canal que tem vários vídeos, mas que até para os inscritos, os vídeos são difíceis de achar.

Personalize sua página inicial, faça um trabalho de branding, coloque uma foto no perfil, banner personalizado, deixe a cara do seu canal mais profissional, mostre pra pessoa que acabou de chegar que você está levando a sério.

Como Manter os Inscritos

Tenha um Nicho ou Tema no seu canal

Primeiro de tudo é definindo um nicho ou tema para o seu canal. O YouTube já tem muito vídeo de tudo, você vai querer mesmo competir com tudo isso ou somente com uma parte dos vídeos? Tem post aqui que eu ensino como achar o tema perfeito para seu canal no YouTube.

Mas por que de novo essa tecla do tema do canal?

As pessoas gostam de especialistas, pensa na situação, você tem um avestruz de estimação, deve ser bem legal ter um avestruz, que está doente mas você não sabe o que é, você prefere levar em um veterinário que cuida de todos os animais ou aquele que trabalha só com avestruzes? Eu aposto que você vai sentir muito mais confiança no especialista.

Outro motivo também é que ao olhar seu canal, a pessoa vai saber do que se trata, se for um canal genérico porque ela se inscreveria? Dá nem pra ter ideia sobre o que será o próximo vídeo.

Ela chegou através de um vídeo seu, provavelmente ela gosta daquele assunto, se seu canal tiver mais vídeos com assuntos relacionados, a chance de você ganhar a inscrição é bem maior.

Para aumentar ainda mais as chances, além de um nicho bem definido, nunca pare de estudar ele, sempre continue aprimorando seus conhecimentos e trazendo tudo de novo que você aprende para o seu canal, isso vai gerar uma enorme autoridade sobre o que você fala na sua área, seus inscritos irão notar o quanto você se dedica sobre aquele assunto, e não só eles, pode até render ótimas parcerias com outros canais e empresas no futuro.

Seja Consistente nos Vídeos

Quando o usuário der aquela olhada no geral do seu canal, vai ver que você postou recentemente ou só tem conteúdo antigo? Você ganha uma inscrição por causa dos seus novos conteúdos, por que alguém iria se inscrever se todo conteúdo já está postado? O espectador vai se inscrever para não perder o que? O seu próximo vídeo! Já tinha sacado essa?

Mas Dereck, serei consistente por quanto tempo? Essa espera que está me matando!

Olha, todo mundo começa do zero, seja no YouTube ou em qualquer outra rede, alguns desistem, outros não, de qual lado você quer estar?

O YouTube é um trabalho de médio a longo prazo, o canal que eu trabalho, o EconoMirna, demorou 4 anos para chegar a 1 milhão de inscritos e demorou 7 meses para ter um primeiro vídeo bem recomendado, isso com consistência, vídeos novos todas as semanas.

Eu sempre indico pra você manter um canal por pelo menos 1 ano, com vídeos consistentes pelo menos uma vez por semana, ou seja, serão 52 vídeos. Até esse número, não dá pra analisar se seu canal deu certo ou se foi mal.

E se seu próximo vídeo for aquele que o algoritmo vai turbinar nas recomendações? Você vai desistir agora? Um vídeo antes do seu canal engrenar?

Quantos canais cresceram muito agora em 2020? Em 2021 o YouTube provavelmente ainda será o segundo maior buscador do mundo, todos os anos os usuários da plataforma crescem, o tempo de vídeos assistidos também.

Se está tudo crescendo e demanda tem. Onde está a oferta do seu conteúdo? Você acha mesmo que ainda é tarde para começar? Não é tarde, comece!

E aí, decidiu começar um canal no YouTube em 2021? Deixe qualquer dúvida nos comentários! E até a próxima

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *