A Fórmula da Capa de Vídeo Eficiente para o YouTube
Você sabia que caprichando na capa do seu vídeo é possível ganhar muito mais visualizações? Sim e é por isso que hoje eu vou te ensinar como deixar a capa do seu vídeo profissional e eficiente para o YouTube
Você vai sair daqui sabendo tudo pra deixar a sua thumbnail perfeita para atrair cliques.


Precisando de ajuda para crescer seu canal?
Clique no botão abaixo para assistir a um aulão gratuitamente
Você já deve estar cansado de ver vídeos por aí, dizendo que você precisa melhorar a capa do seu vídeo para ganhar visualizações.
Por que? Porque a capa do vídeo ajuda no seu CTR.
Então se melhorarmos a capa do nosso vídeo, a tendência é nosso CTR aumentar, e com o CTR aumentando, nós ganhamos mais visualizações.
Você entendeu?
Vou dividir em três grupos, primeiro grupo:
1 - Imagem da sua capa de vídeo
Foto de fundo
Eu acho que eu nem preciso dizer isso, mas suas capas precisam ser diferentes uma das outras, eu vejo muitos canais usando exatamente a mesma imagem, trocando as vezes o número do episódio.
É, deixa eu ter falar: Isso não é o bastante!
Se você está fazendo gameplay de um jogo, não coloque sempre o banner promocional do game e o número do lado, as vezes a gente acha que nosso público sabe perceber a diferença, mas com o tanto de informação que somos bombardeados todos os dias, é capaz da gente nem lembrar o episódio que já vimos no seu canal.
Ai, o que acontece? Você posta vídeo novo e nosso cérebro pensa o que? Já vi esse vídeo!
Eu tenho certeza que acontece com você em vários outros canais, de você pensar “Acho que já vi esse vídeo”. Se acontece com você, porque não aconteceria então com sua audiência?
Seja como foto única ou foto de fundo, ela deve ser interessante e mostrar pontos legais do que você estará fazendo no vídeo, se for receita, tira foto da comida, se é gameplay, coloca um frame de um ponto legal que acontece no jogo e etc.
uma outra imagem importante é
Foto principal
Aqui é onde muitos torcem o nariz né, quando a gente fala disso. Lá vem o Dereck querendo que eu mostre minha cara na thumbnail
Calma, foto principal ou foto do protagonista não precisa ser necessariamente você, pode ser um personagem de um jogo, mas é claro que se for você é melhor.
Mas vamos lá, eu te encorajo a usar sua foto, para que sua audiência se conecte melhor com você, já ouviu a frase: “Pessoas se conectam com pessoas”? Então.
Mas aí é que tá, não é só usar sua foto. Não vai me pegar aquela foto 3×4 que você tirou pra sua identidade e colocar na miniatura não ein. A sua foto tem que refletir o que acontece no vídeo.
Qual sentimento você quer passar para as pessoas?
A Dereck, eu ouvi dizer que tem que fazer cara de assustado para engajar mais. Então, não é bem assim, o que falam é para você tentar usar as emoções.
Existem 6 emoções universais presentes em todo ser humano, são elas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
Essas são as básicas, já dá pra você se inspirar, mas se for contar todas as emoções, as que se misturam e tal, acho que são mais de 25.
O que acontece no seu vídeo, dá pra ser representado por uma dessas emoções? Então use. Talvez se seu canal for bem mais institucional, você acabe usando sempre a mesma, a felicidade, mas está tudo bem, só não usar exatamente a mesma foto em todas as capas do seu vídeo.
Foto personalizada
E por causa do que eu acabei de falar, tente tirar uma foto para sua thumbnail, ao invés de ficar escolhendo depois uma parte do vídeo ou então usar aquela mesma foto de sempre.
Imagine, você vai ficar assistindo ao vídeo esperando a expressão que você acontecer? Não né! Então antes ou depois do vídeo, faça essa foto.
Dica para tirar foto para capa
Dica rápida pra quem filma sozinho, como eu não tenho ninguém para bater a foto, o que eu faço? Eu fico parado por alguns segundos em uma pose filmando, e depois no programa de edição eu consigo pegar esse frame.
Até o momento da gravação desse vídeo, todas as fotos do meu canal, em todos os lugares, banner, perfil, comunidade, etc, foi tirada dessa forma. Essa dica merece um like ein!
Cadastre-se para receber estratégias para seu canal no YouTube
2 - Texto da capa do seu vídeo
É necessário ter texto na capa? Não é obrigatório! Mas eu acho que ajuda! E aqui vai algumas dicas para você se atentar com os textos.
Quantidade de palavras
Muito cuidado para a quantidade de palavras que você vai usar. Um limite ótimo para você seguir é tentar colocar no máximo 5 palavras. É claro que as vezes você vai precisar passar disso, mas tenta seguir esse limite.
Porque se você colocar muito texto, provavelmente você terá que diminuir o tamanho, então mantenha poucas palavras e deixe um tamanho legal para que tenha leitura.
Não sei o programa que você usa, mas aqui no Photoshop eu diminuo até 10% do tamanho original e continuo conseguindo ler. É um bom teste, veja se consegue aí no seu programa ou aplicativo.
Fontes negritas
Dê preferência para fontes que tenham o negrito, porque elas são mais fáceis de ler, principalmente através do celular.
Não sei como é o seu canal, mas aqui na Rush, o celular representa mais de 65% das visualizações.
E evite aquelas fontes muito estilizadas, aquelas manuscritas e etc, elas dificultam muito a leitura.
Contraste
Muito cuidado na hora de escrever, vejo muita gente usando cores no texto muito próximas as cores do fundo, e isso atrapalha, o texto praticamente some.
Se você tem um fundo laranja, você não pode escrever com tons de cor muito próximos a esse laranja, tipo, tom amarelado ou avermelhado, porque o texto vai praticamente sumir. Uma dica que eu dou é tentar usar o círculo cromático.
As cores que são opostas entre si possuem um bom contraste, você não precisa usar exatamente o oposto, mas vai testando e vendo qual a combinação pode ficar mais bonita e legível na sua thumbnail.
Você também pode colocar barras e escrever dentro, é uma solução muito boa, ou então colocar contorno no texto ou até mesmo sombra, tudo para separar a cor do texto com o fundo.
Posição do Texto
Cuidado com o cronômetro que o YouTube coloca, tem capas de vídeo que parte da escrita fica embaixo do cronômetro, escondendo parte da palavra.
Se você conseguir, tenta deixar o seu texto do lado esquerdo da capa ou no meio, que aí você não vai ter problema com o contador de minutos do seu vídeo.
Título é um, capa é outro
Dereck, e o que eu devo escrever? O título na capa do vídeo? Não! Primeiro que o título geralmente é maior, lembra do limite das 5 palavras?
Segundo que você pode mostrar 2 coisas aos seus espectadores, aí você vai gastar uma chance repetindo? Pode até ser algo no mesmo sentido, mas não igual.
Mas quer uma dica? Use sua palavra-chave, aquela BEM principal, também na capa.
Exemplo: Meu vídeo de roteiro é: Como Fazer um Roteiro de Vídeo para YouTube [GUIA COMPLETO]
E minha thumbnail está escrito: Guia Para Um Roteiro Incrível!
Percebe que Roteiro é meu assunto principal e ele está presente na thumbnail, quer saber os motivos? São dois:
- Primeiro que as pessoas vão bater o olho e ver que é um vídeo de roteiro.
- Segundo que o Google consegue ler o que está escrito na minha capa através do Google Vision
Isso quer dizer que o YouTube já está lendo todas as capas? Não sei. Mas eu tenho certeza que no futuro ele vai implementar isso.
3 - Contexto da sua capa de vídeo
Elementos de apoio
Na sua thumbnail você precisa tem um contexto pra deixar ela mais interessante. Você fala de um determinado carro? Coloca a foto do carro também, coloca o logo da empresa que fabrica, tente deixar a capa do seu vídeo mais informativa do que só você e a escrita.
Na minha capa de erros de youtubers iniciantes eu coloquei uma placa de pare, porque é pra você parar de cometer aqueles erros!
Tragam elementos que complementam o assunto que você vai abordar no seu vídeo, faça a capa refletir o assunto.
Eu tentei fazer isso no vídeo de Ganhar mais visualizações em vídeos antigos, mas muita gente não percebeu o trocadilho de antigo com eu velhinho, achavam que eu tava só careca mesmo haha
Identidade visual
Outro assunto dentro de contexto, seria a identidade visual da sua capa, aqui na Rush elas não são iguais, mas eu aposto que se você ver uma capa minha por aí perdida, você vai conseguir identificar, certo? Comenta aqui embaixo assim, sei lá: Reconheço de longe a capa do seu vídeo Dereck
Porque realmente é esse o objetivo, é você que é meu inscrito saber que aquele vídeo é aqui da Rush, e também notar que você ainda não viu exatamente aquela foto com aquelas escritas, clicar e assistir. E na minha opinião está dando certo.
Se você quiser seguir um passo a passo para crescer seu canal do YouTube de forma estratégica, eu tenho certeza que o YouTurbo pode te ajudar 👉 (clique aqui) para conhecer.
2 Comments
Olá sou Edison boa tarde! percebo que há macetes e o canal não cresce apesar de empenho e trabalho, pode me dizer se tem algum caminho no trafego pago , pois percebo que há impedimentos.
Edilson, você pode tentar o tráfego pago sim, mas acredito que você só deva ir para esse caminho quando seu canal estiver crescendo organicamente, como está sua produção de conteúdo? Quanto tempo de canal? Você está analisando os vídeos?