Áudio no YouTube: O Vilão da Taxa de Retenção dos seus Vídeos

Você se esforça muito pra fazer um roteiro legal, faz uma excelente pesquisa para que seu conteúdo seja o melhor possível, e mesmo assim seus vídeos estão com uma retenção muito baixa? No vídeo de hoje eu vou te falar algo que poucos prestam atenção, mas que faz total diferença pro espectador continuar assistindo ao seu vídeo.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Uma das métricas mais importantes aqui no YouTube é a sua taxa de retenção, porque a partir dela o algoritmo consegue identificar se seu vídeo é bonzão ou se é chatão. Eu comentei melhor disso lá no vídeo de Algoritmo no YouTube.
 
Mas é basicamente assim: Um usuário assistindo ao vídeo por mais tempo, sinaliza que o conteúdo é bom, o usuário que sai logo no início, sinaliza que ali pode ter alguma coisa, que não agradou muito. E o algoritmo leva isso em consideração.
 
E um dos principais vilões da retenção é o Áudio
 
Vou te listar agora, as várias e várias formas erradas que fazem seus inscritos saírem por problemas com o áudio, se você tiver fazendo alguma dessas, comenta aqui embaixo que vai parar com isso.
 
Ahh, e já já vou te ensinar a verificar se isso realmente acontece, você vai ver no gráfico.
 
O primeiro problema de áudio que os espectadores abandonam seu vídeo é:

Áudio da sua voz muito baixo

Essa semana mesmo eu estava vendo alguns canais e me deparei com um que mesmo eu de fone de ouvido e o volume no máximo, eu ainda estava achando baixo demais a voz. Por um momento eu achei: Será que estou com algum problema de audição? Mas não! Era o áudio baixo mesmo.
 
Ai entra a pergunta: Por que eu ficaria aqui me esforçando pra entender o conteúdo, sendo que eu posso fechar e procurar outro parecido ou até mesmo igual?
 
Esse vídeo que eu caí, a voz era tão baixa, que eu quase comentei se a pessoa estava conseguindo se ouvir. Talvez ela deva ter caixas de som muito potentes. Única explicação.
 
Você precisa deixar a sua voz em um nível agradável, não sei qual seu programa de edição, mas se ele tiver esse monitor aqui de áudio (figura), tente deixar sua voz sempre entre -6db e -3db. 
 
É um nível agradável para a maioria das plataformas e a maioria dos vídeos profissionais seguem esse padrão.
 
O segundo problema com seu áudio pode ser:
monitor de audio premiere
Monitor de Áudio

Áudio com ruídos, eco e/ou baixa qualidade

Eu já comentei aqui no canal que se tiver que escolher um equipamento pra comprar de primeira, que seja um microfone de lapela, porque nessa compra você já vai eliminar todos esses problemas. Mas se você não pode comprar um por agora, tudo bem, você só precisa se preocupar um pouco com o ambiente de gravação antes da filmagem.
 
Por exemplo, grave no momento mais silencioso da sua casa, eu por exemplo só consigo gravar de madrugada, porque eu moro na esquina de duas avenidas. Cinco da manhã começa a passar ônibus e meia noite ainda tem muitos carros passando. Toda hora isso iria aparecer no vídeo.
 
Antes de começar a gravar eu sempre faço um teste, eu falo: alô, alô, alô. Depois coloco o fone de ouvido e vejo se o áudio está bom,se não tem nenhum ruído.
 
Um outro erro pequeno que as pessoas cometem sem perceber é tentar gravar em um local vazio, e aí começa a dar eco. Seu local de gravação precisa ter objetos, principalmente de tecido, ou acolchoado, porque isso diminui essa reverberação, o eco. Se não sua gravação vai ficar com aquele áudio de que você está no banheiro, que é bem ruim.
 
O terceiro problema que faz usuários saírem do seu vídeo pelo áudio é:

Trilha sonora competindo com sua voz

Você que usa uma música de fundo nos vídeos, tem que ficar atento a isso, tomar cuidado para a trilha não estar atrapalhando o que você fala. Ainda seguindo aquela dica do monitor de áudio, sua trilha deve estar entre -35db e – 25db, depende da trilha.
 
Quarto problema de áudio que afasta usuários:

Inserções com áudio muito alto

Quantos e quantos vídeos você fica igual DJ ai no volume do seu celular, entra um meme, você precisa abaixar, a pessoa volta a falar, ai você precisa aumentar de novo. Ai você fica nisso de abaixar e aumentar o volume o vídeo todo…
 
Fazer vídeo com meme, trechos de outros vídeos e etc é muito legal, e ajuda na retenção, porque trabalha com algo chamado de quebra de padrão, mas quando você coloca esse trecho com um áudio muito mais alto que sua voz a ponto da pessoa precisar baixar o volume, isso atrapalha demais, o primeiro até passa, mas ficar nisso o vídeo todo? Muito cuidado que a galera pode estar desistindo do seu vídeo.
 
O mesmo aviso vale para as intros. Se você tem uma vinheta com áudio, presta atenção se ela não está muito mais alta que sua voz. Tenta deixar tudo em um nível próximo. Pra essas inserções não virarem um incômodo para o espectador.

Espero que eu tenha te ajudado a melhor seu áudio no YouTube e com isso melhorar também a taxa de retenção dos seus vídeos. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *