Algoritmo do YouTube: Como funciona?

Uma das dúvidas mais frequentes que me perguntam é: Como eu posso ser beneficiado pelo algoritmo do YouTube e ter mais videos recomendados para os espectadores da plataforma?

Neste texto vou te mostrar como funciona o algoritmo e te dá dicas para que ele comece a sugerir vídeos seus para mais usuários.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

O que é um Algoritmo?

Um algoritmo é um conjunto de regras a serem seguidas e analisadas para resolver alguma função, no caso do YouTube é escolher algum vídeo e sugerir a você espectador.

Quando você está na plataforma, o algoritmo verifica tudo que você está assistindo e compara com todos os vídeos já enviados para assim conseguir sugerir algum adequado para você assistir em seguida.

A Função do Algoritmo do YouTube

Segundo o Google, o algoritmo do YouTube tem duas funções básicas:

  1. Achar novos vídeos que o espectador irá gostar
  2. Fazer com que o espectador continue assistindo vídeos que gosta dentro da plataforma

Então já percebemos o que ele busca na imensidão de vídeos ao longo de toda a plataforma, ele busca vídeos que o público esteja gostando. O Algoritmo do YouTube segue o gosto do público, onde o público está, lá está ele monitorando e aprendendo quais vídeos merecem ou não ser sugeridos.

Como o algoritmo separa os vídeos que o público gosta?

Na hora de fazer upload do seu vídeo, você informa uma série de coisas ao YouTube. Título, descrição, thumbnail e etc. Quando o seu vídeo está finalmente na plataforma ele começa a ganhar visualizações.

Exemplo: O espectador viu seu título e miniatura. Clicou e agora está assistindo ao seu conteúdo. O fato dele ter clicado no seu vídeo é indício que o conteúdo é bom e interessante? Não! Então como ele sabe?

Ele reconhece quando um vídeo é bom pelo Tempo de Exibição (watchtime). Este é o parâmetro mais importante nas recomendações de vídeos.

Se ao começar a assistir seu conteúdo o espectador perceber que não era bem aquilo que foi prometido a ele pelo título e pela thumbnail, ele tende a abandonar seu vídeo. O algoritmo vendo o tempo de exibição do seu vídeo caindo é um indicativo que seu conteúdo não está bom o suficiente.

Reveja se seu título e miniatura personalizada está prometendo exatamente o que seu vídeo se propõe. Crie títulos, descrições e miniatura que prometem exatamente o que seu vídeo está proposto a entregar. Assim, quando clicarem, o espectador terá exatamente o conteúdo prometido e tende a permanecer mais tempo assistindo.

Então, se seu público gostar do seu vídeo, o algoritmo também irá gostar.

Mas e se eu pedir curtidas no meu vídeo? Pode ajudar?

Curtidas é bom, mas nada se compara com a retenção de público. Um espectador que assistiu 80% do seu vídeo sem apertar o botão curtir vale mais que aquele que apertou o botão curtir no início do vídeo e saiu logo depois.

Dica: Não peça curtida no início, vou te mostrar o momento exato de pedir mais abaixo junto com o tópico de inscrições.

Onde o algoritmo do YouTube está presente?

Pesquisa

Você fez um SEO perfeito, pesquisou palavras-chave, miniatura personalizada, tags, descrição muito bem detalhada, etc. Sinto informar mas isso não é garantia de recomendação do seu vídeo. Isso é uma otimização e você deve continuar fazendo, faz toda diferença.

Mas antes disso lembre-se que seu vídeo deve corresponder em conteúdo, certifique que seu vídeo aborda realmente as palavras-chave e depois sim crie seu título, descrição e miniatura alinhados sabendo que seu conteúdo suprirá as expectativas. Pois:

Taxa de exibição + engajamento > título e descrição exata

Já viu um vídeo no topo das buscas e quando você vai analisar o SEO ele não tem praticamente nada? Então, isso acontece por esse motivo, o seu conteúdo deve ser a essência do vídeo.

Vídeos sugeridos e recomendados

como funciona videos recomendados no youtube

Lembra das duas principais funções do algoritmo do YouTube?

Nos vídeos sugeridos é a clara situação de que ele quer que você continue na plataforma assistindo aos vídeos que você gosta.

A sugestão pode vir tanto dos seus vídeos como de outros canais. Isso é ótimo para canais novos, porque o próprio algoritmo dá a chance de aparecer ao lado de vídeos com muito mais visualizações.

E como tirar proveito disso? Procure canais que falam do mesmo assunto que o seu e faça vídeos com assuntos relacionados. Crie vídeos que se conectem com os deles de forma orgânica, que tenham as mesmas palavras chave. Suas chances de aparecer nos sugeridos daqueles vídeos irão aumentar.

E se eu estiver perdendo muitas visualizações porque o algoritmo recomenda outros canais e não o meu? Neste caso vamos usar os recursos que o YouTube nos dá. Você fará uma chamada de ação para seus cartões, telas finais e links na descrição para manter o público no seu canal.

O YouTube reserva 20 segundos no final de cada vídeo para que você recomende outro conteúdo, use a tela final com sabedoria, indicando um vídeo que esteja relacionado com o que o espectador acabou de assistir.

Dica: Não demore muito na despedida, isso pode fazer o espectador abandonar antes de ver sua tela final. Faça uma despedida rápida.

Página de Início

A aba início é personalizada para cada espectador. Ela está ligada ao desempenho dos vídeos + seu histórico de vídeos assistidos.

Se você gosta de assistir vídeos de determinado assunto, o algoritmo do YouTube vai pesquisar vídeos semelhantes e que tenha uma boa retenção de público e engajamento.

Curiosidade: Segundo o Google, os usuários assistem mais vídeos sugeridos na aba Início que na aba Inscrições. Ou seja, o algoritmo do YouTube conhece bem o gosto do público.

Dicas: 

  1. Mantenha seus espectadores envolvidos e mantenha formatos que deram certo para sua audiência, se seu público gosta, o algoritmo irá gostar também.
  2. Não faça clickbaits! No curto prazo pode parecer uma boa estratégia para atrair visualizações, mas se seu vídeo não corresponde bem ao seu título e miniatura, no longo prazo seu canal irá perder credibilidade.

Em alta (trending)

Essa aba é a que você deve menos se preocupar, os requisitos para entrar nela são dois:

  1. Vídeo recente
  2. Velocidade de crescimento de visualizações 

Geralmente são vídeos que já tinham uma expectativa para serem publicados ou que tiveram um cenário muito favorável ao serem lançados. Repare na quantidade de videoclipes. Seguem este mesmo padrão, tem dia para ser lançado com uma base muito grande de fãs.

Mas nem tudo está perdido, o YouTube escolhe sempre um Criador de Conteúdo pequeno para ter seu canal divulgado ali por 24h, os chamados YouTubers em Ascensão.

como funciona em alta youtube
Foto por Christian Wiediger

Inscrições

Aba com todos os vídeos de todos os canais que você é inscrito, exibindo os mais recentes primeiro. Para seu vídeo aparecer nessa aba, o espectador deverá se inscrever no seu canal.

E como você pode convencer alguém a fazer isso?

Dicas:

  1. Você deve mostrar ao espectador porque ele deveria voltar, para isso temos que listar os benefícios de ser inscrito. Você tem vídeo semanal? Isso é um forte benefício. Liste tudo que seu canal pode oferecer e peça a inscrição do seu espectador.
  2. Não peça inscrição no início e muito menos no final. Peça sempre depois do clímax do vídeo, ou seja, logo após o momento mais importante. Sabe aquela dica que você deu muito exclusiva? Peça para se inscrever e curtir logo depois de revelar a informação.

Notificações:

O Algoritmo do YouTube envia esporadicamente notificação para você de canais que você assiste muito, mesmo sem você ter ativado as notificações.

Mas o ideal seria pedir para quem está se inscrevendo, ativar as notificações para que a cada vídeo novo seu lançado, uma notificação é enviada.

O YouTube limita em 3 notificações por canal a cada 24h. Então não adianta tentar abusar do sistema de notificações.

Dica: No YouTube Analytics tem uma seção que informa quando seus espectadores estão online. Veja o melhor dia e horário para você postar seu vídeo.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

Se você chegou a este post porque quer começar a produzir conteúdo para o YouTube, confira nosso post Como ser um YouTuber de Sucesso: 5 dicas para turbinar seu canal desde o início.

Mais conteúdo para YouTubers acompanhe aqui o site e o nosso canal no YouTube.

Obrigado

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *