7 Ideias Brilhantes para Criar YouTube Shorts Virais

Você adorou essa nova onda dos vídeos curtos mas está sem ideias? Separei 7 ideias virais brilhantes para criar YouTube Shorts que já deram certo em vários países. A sétima é a que eu mais gosto.

Para receber Dicas e Estratégias sobre crescimento no YouTube todas as semanas, inscreva-se grátis no botão abaixo.

Se você está em dúvida se deve ou não fazer YouTube Shorts, dá uma olhada neste texto aqui: Quando e Como Usar YouTube Shorts?

1 - Animações

Eu lembro que o Ronaldo, do canal Gato Galático, falava muito do YouTube não valorizar animações curtas, na época ele fazia animações na mão e demorava muito produzindo, e quando postava, parecia que o algoritmo não queria entregar sabe.
 
O Shorts agora dão uma nova dimensão pros canais de animação, lógico que vai ter que adaptar a área do vídeo, afinal, é vertical, mas dá pra fazer muita coisa, criatividade para tirinhas é que não faltam para os animadores e roteiristas desses canais.
 
Essa animação aqui por exemplo, é feita em stop motion, o canal tem 300mil inscritos, sabe quantas views ele pegou? 8milhões e 600mil, porque é curto, e tem uma historinha, no caso o cachorro tentou avisar a menina que era uma armadilha, ela briga com ele e cai na armadilha.

 

2 - Coisas que surpreendem

Quando eu falo de impressionar é para o bem ok?
 
Não vai colocar monte de sangue no seu shorts não. Sabe aquela filmagem que você fez de um ponto de vista totalmente diferente? As vezes é um local comum, mas o modo que você apresenta, um ângulo diferente ou um clima muito atípico naquele local pode prender o espectador.
 
Ou então aquelas soluções inusitadas para objetos comuns, isso tem muito no Facebook, a pessoa pega um clipes de papel e mostra um monte de utilidades diferentes para aquele clipes.
 
Sabe aquela brincadeira “Você tinha quantos anos quando descobriu isso” haha eu sempre descubro as coisas na hora ali mesmo, ai eu falo minha idade atual, vergonha né!
 
A novidade fica por conta de que, é algo comum, mas o resultado a solução surpreende. Da uma olhada nesse exemplo, todas as fotos feitas com objetivos comum e olha os resultados, isso prende muita atenção.
 
Veja se não tem hacks desse no seu nicho que você possa usar.

3 - Testes e experiências

Uma coisa que prende bastante a atenção é quando você promete que irá acontecer algo no futuro. Como o shorts são 60 segundos, a maioria espera pra ver.
 
Exemplo: Sabe aqueles vídeos de esmagando objetos? Quando eu vejo o objetivo já penso: “Nossa, sempre quis ver esse objeto esmagado” Mentira, as vezes eu nem lembrava daquele objeto, mas eu fico só pra ver o resultado.
 
Tudo que no início mostra algo em seu estado natural e dá o indicativo que alguma vai acontecer, parece ser uma boa estratégia para shorts.
 
No caso desse exemplo do vídeo, é um copinho plástico, perceba que já começa com a pessoa acendendo o fogo, ou seja, ele vai queimar isso. É essa expectativa que faz a gente ficar esperando o resultado.
 
Testar coisas e fazer experiências, misturas, etc. sempre geram curiosidade, existe no seu nicho algum teste que você possa fazer em 60 segundos?

4 - Micro tutorial

Talvez não dê pra fazer uma receita complexa em 60 segundos, mas dá pra ensinar alguma coisinha simples com certeza, aquele truque.
 
Olha esse exemplo, ele ensina a fazer ovo cozido. É uma receita bem simples, a pegada é que a maioria já sabe fazer, só que pesca uma dica aqui e outra ali pra deixar melhor, nesse caso ai ele usou uma linha pra cortar, eu nunca ia imaginar isso.
 
Essa é uma ideia que se encaixa em todos os nichos, arrisco até que você já pensou em algumas Ideias para YouTube Shorts aí enquanto eu falo.

5 - Responder uma dor da sua audiência

Isso funciona tanto para vídeo normal, e para Shorts também.
 
Foi isso que fiz no shorts dessa semana.
 
Você pode pegar dúvidas da sua audiência e transformar numa resposta curta de até 60 segundos. Responder dores é sempre algo que vai engajar, porque sempre tem gente passando por isso.
 
Então usando meu exemplo, O que atrapalha na sua taxa de retenção, peguei essa dúvida que me deixaram nos comentários e bolei uma lista com os principais problemas. É claro que em 60 segundos não dá pra dar uma solução completa, você meio que faz um indicativo de solução, o caminho das pedras. Você precisa mudar isso, aquilo e aquilo outro. Mas isso já ajuda a pessoa a procurar as soluções certas para o problema.
 
Isso pode até ser um chamariz pra ela entrar no seu canal procurando vídeos sobre os tópicos que você disse.

6 - Entretenimento

Se você viu meu vídeo anterior de Shorts eu te disse que o YouTube queria competir com quem? Com o TikTok, então qual o melhor lugar para se inspirar para ter ideias para YouTube Shorts? Dá uma olhada o que o pessoal do seu nicho produz por lá, se deu certo lá, tem grande chance de dar certo por aqui, então se inspira no maior concorrente que o YouTube está se espelhando.
 
Tem o canal do Leo Leo, do Leo Hwan (Será que pra fazer sucesso tem que se chamar Leo?) Brincadeira! Eles já provaram que esse caminho dá certo, mas na ocasião eles entraram de cabeça no shorts, provavelmente o canal deles será só dessa formato de agora em diante.

7 - Processos

Sabe aqueles processos de fazer coisas que são muito interessantes, eu adoro esse tipo de coisa, mostrar o bruto, a matéria prima e depois mostrando como ela vai se tornando o objetivo final.
 
Você vai filmando pequenos vídeos de cada parte do processo e depois monta eles em sequência, eu acho que isso vai dar shorts incríveis. E mais, não sei vocês, mas eu procuraria um vídeo maior no canal da pessoa pra ver o processo mais detalhado (lógico dependendo do assunto né).
 
Eu lembro que eu ficava vendo as pessoas construindo lagos artificiais, desde cavar até colocar os peixinhos. Aí um shorts desse seria: A pessoa cavando, depois colocando a manta… próximo processo… colocar água… próximo processo… e por aí vai.
 
Dá pra fazer com aqueles bolos super trabalhados e decorados, restauração de objetos, teve um que era uma menina começando a fazer trança no cabelo, aí eu pensei, qual penteado ela vai fazer, fiquei até o final pra ver o resultado, eu acho esses vídeos de processos fascinante.

Espero que eu tenha te ajudado a ter mais ideias para YouTube Shorts. Entre no Canal da Rush que todas as semanas tem dicas.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *